Data de publicação: 23-03-2024 02:59:00 - Última alteração: 23-03-2024 03:02:38

Nova Central de Hidratação vai atender moradores na região da Ressaca

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Janine Moraes/PMC

Para aliviar a pressão sobre as UPAs, mais uma Central de Hidratação foi montada em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca. Diante da crescente de casos de dengue e outras arboviroses, a Prefeitura de Contagem foi forçada a montar mais uma central para ajudar a enfrentar a epidemia.

A nova Central de Hidratação poderá cuidar dos pacientes afetados pela doença nos bairros de toda a região da Ressaca e reduzir a pressão sobre as demais unidades de saúde da região.

A central tem capacidade para receber até 120 pacientes por dia e segundo a prefeitura, a situação é de urgência porque já são cerca de 26 mil casos notificados na cidade, com 16 óbitos confirmados e seis em investigação. A previsão é que os casos de dengue aumente ainda mais por causa da onda de calor e as chuvas.


Para atender a grande demanda por atendimentos médicos em toda cidade, foi ampliada a assistência com o funcionamento estendido de Unidades Básicas de Saúde (UBS), até às 19h.

De acordo com o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, cerca de 80% dos casos de dengue, os focos são identificados nas residências das pessoas. Ele pediu à colaboração da população para conter a propagação da doença.

Na Central de Hidratação Ressaca, os pacientes são recebidos, passam pela triagem e encaminhados para tratamento adequado. 


Segundo o diretor do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Penna, a localização da nova central de hidratação, em frente à UPA Ressaca, permite uma resposta mais ágil para os casos de emergências.

O funcionamentos é das 7h às 22h, todos os dias da semana e a previsão é funcionar por até 50 dias, mas se houver evolução da epidemia, poderá ser estendida a permanência da central. 

Também para aliviar a pressão sobre os serviços de saúde da cidade, a prefeitura criou o Plano de Capacidade Plena que suspendeu temporariamente cirurgias eletivas para liberar leitos de emergência. 

Para a diretora assistencial do Hospital Municipal de Contagem, Renata Graziela Soares, a medida é crucial para garantir o tratamento adequado aos pacientes com dengue.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br