Data de publicação: 25-03-2024 17:57:00 - Última alteração: 25-03-2024 18:03:24

Chuva é vida, não deveria ser transtornos

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

 

Editorial  - A previsão de pancadas de chuva e trovoadas, coloca a cidade de Contagem e outras cidades em alerta. Nas vilas Marimbondo e Samag, os moradores vivem em alerta por causa das constantes inundações que há décadas assombram as famílias que vivem na região. 

 

São vários córregos canalizados que já não suportam mais o volume d'água. Como não tem vazão, transbordam e alagam casas, comércios e empresas. A bacia de detenção que está pronta não tem funcionado como o esperado e com isso, o poder público se vê numa sinuca de pico, literalmente. 

 

Ambientalistas afirmam, que somente com a descanalização dos córregos, a retirada das construções das margens, a construção de parques ciliares, somada às políticas de permeabilização do solo das praças, passeios públicos, pátios de prédios públicos e privados, e também nas residências, seriam capazes de acabar ou controlar as enchentes. 

 

Seriam medidas para enfrentar as mudanças climáticas que vão na contra mão do que feito há décadas e do é feito atualmente. Os rios e córregos querem seguir seus cursos naturais sem obstáculos. Querem retomar os espaços que perderam e lhes são de direito.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br