Data de publicação: 28-11-2009 00:00:00

Campanha de vacinação contra a Meningite C

Jornal Diário de Contagem On-Line

Neste sábado, 28 de novembro, todas as crianças menores de dois anos devem ser vacinadas contra Meningite C. Haverá cerca de 40 postos de vacinação em todo o município. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças ao posto de saúde mais próximo de casa, de 8h às 17h.

Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a oferecer a vacina gratuitamente contra a doença. A população menor de dois anos em Contagem é de 16.772 crianças e segundo a enfermeira Velizete Benício Lima, referência técnica da Secretaria de Saúde, a incidência da doença é maior nessa faixa etária.

A Doença

A meningite é uma inflamação na membrana que recobre o sistema nervoso e pode causar seqüelas, como surdez, cicatrizes permanentes, amputações e lesões cerebrais, levando à morte. A doença pode ser causada por agentes como bactéria, vírus e fungos. A transmissão ocorre por tosse, espirro ou gotículas eliminadas pela via respiratória.

Os sintomas são febre alta, vômitos, irritabilidade, sonolência excessiva, prostração intensa, rigidez de nuca, dor no corpo, calafrio, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça e nas juntas.

Clique aqui e veja os postos de vacinação.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br