Data de publicação: 09-06-2010 00:00:00

Jornada do Meio Ambiente discute o desenvolvimento sustentável

B&D Contabilidade

Flávio Marink, engenheiro do Ciemg

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO

A Acic, através do Conselho de Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou, terça-feira (08), no auditório do Senac, palestras sobre iniciativas capazes proteger a natureza.

A iniciativa de Alfredo Diniz, engenheiro presidente do Conselho de Meio Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Contagem, teve o apoio dos colegas, do Senge, Crea-MG e SICOOB Engecre-MG.

Marco Aurélio Moreira, presidente da Acic, disse que Jander Filaretti, Secretário de Meio Ambiente de Contagem, está redesenhando a política de preservação do meio ambiente do município.

Nilo Sérgio Gomes, diretor do Senge, disse que o sindicato está junto com o setor produtivo criando soluções para produzir mais com o menor impacto à natureza.

Segundo Jander Filaretti, na tentativa de recuperar parte do meio ambiente degradado, a legislação ambiental está a cada dia mais exigente.

“O Programa Minas Sustentável é o projeto piloto de Contagem, que está à disposição dos empresários para assessorá-los para a obtenção do licenciamento ambiental. Atualmente, pessoas totalmente despreparadas procuram a secretaria querendo o licenciamento e dificultando o processo. A meta da SEMA é conceder o licenciamento ambiental no prazo máximo de 90 dias”, explicou Filaretti.

Anderson Aguilar, Diretor de Licenciamento Ambiental da SEMA, informou que atualmente as empresas instaladas em áreas urbanas podem criar soluções técnicas para diminuir a poluição e entrar com o processo para continuar funcionando no local.

“Os empreendimentos de pequeno e médio porte com pequeno e médio potencial poluidor podem obter o licenciamento ambiental sumário que é mais rápido e simplificado”, informou Aguilar.

Para Flávio Marink, engenheiro do Ciemg, se as empresas têm potencial para degradar o meio ambiente, as mesmas podem ajudar a preservá-lo e recuperá-lo.
 
“Infelizmente ainda são poucas as empresas que utilizam iluminação econômica, reutilizam as águas, reciclam e cuidam dos resíduos industriais, por isso o licenciamento precisa ser encarado como um compromisso com o desenvolvimento sustentável. O Programa Minas Sustentável tem objetivo de orientar os empresário e estimular a produção”, enfatizou Marink.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br