Data de publicação: 20-11-2010 00:00:00

Dia de cão

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Quem conhece o Centro de Controle de Zoonozes de Contagem sabe do excelente trabalho desempenhado pela equipe de veterinários. Mas qualquer pessoa pode ver que algo mais precisa ser feito para proteger os cães abandonados nas ruas.

Na quinta-feira (17), às 15:51, a equipe de reportagem do Jornal Diário de Contagem Online flagrou uma matilha descansando em uma praça próxima à Câmara Municipal de Contagem.

O CCZ Contagem ainda não tem estrutura, profissionais nem recursos financeiros para resgatar os cães abandonados na cidade. Mas algo precisa ser feito, é questão de saúde pública.

O desenvolvimento de uma cidade também pode ser medido pela forma como seus animais domésticos são tratados. Em Contagem, infelizmente, a situação é de total abandono.

Segundo os veterinários, os cães são abandonados por aqueles que deveriam protegê-los, seus criadores. Quando filhotes são mimados, mas quando crescem, os problemas aumentam proporcionalmente.

Basta uma pequena doença de pele ("peladeira"), que pode ser tratada com um remédio de vinte reais, para os maus criadores abandonarem os cães nas ruas, à própria sorte.

Especialistas dizem também que um cão consegue viver, no máximo, dois anos nas ruas. Morrem de doenças, fome, sede ou atropelados.

Por isso, a campanha de “Posse Responsável” precisa sair do papel. Os proprietários têm que ter a consciência de que criar um animal de estimação não é uma brincadeira de criança e, sim, uma responsabilidade de gente grande.

O certo seria, além de educar os criadores, recolher os cães abandonados, tratá-los e fazer campanhas de adoção. Mas a desculpa é sempre a mesma, não há recursos financeiros suficientes.

Pergunta que todos fazem:

Até quando as pessoas vão precisa conviver com tantos cães abandonados nas ruas, procriando e transmitindo doenças? De quem é a responsabilidade?


Veja também:
Cães de rua assustam moradores
Boca no Trombone – Cães soltos nas ruas são uma ameaça à cidade
Cães se multiplicam nas ruas de Contagem
CCZ Contagem promove doações de cães e se mantêm em alerta por causa da dengue

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br