Data de publicação: 24-01-2011 00:00:00

Vazamento de documentos pode gerar crises entre palestinos e israelenses

Lava Jato Dias

 Foto: Divulgação

Vazamento de documentos relacionados às negociações de paz entre Israel e palestinos provocou uma crise política entre autoridades palestinas.

De acordo com a Al-Jazeera, os documentos revelam que negociadores palestinos estariam dispostos a fazerem concessões a Israel, incluindo permitir que Israel anexasse praticamente todos os assentamentos judaicos construídos em Jerusalém Oriental em troca de terras em outras regiões no ano de 2008.

Desde 2007 Israel ocupa a Cisjordânia e Jerusalém Oriental com mais de cem assentamentos na região e 500 mil colonos judeus.

De acordo com a BBC, a  divulgação dos documentos que a Al-Jazeera decidiu compartilhar com o jornal britânico The Guardian tem sido considerada o maior vazamento da História do conflito no Oriente Médio. 

O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, citado pelos documentos como mensageiro da proposta a Israel, negou a veracidade dos documentos .
Analistas acreditam que o vazamento pode prejudicar a Autoridade Palestina e enfraquecer o presidente palestino Mahmoud Abbas, já que esses temas são considerados sensíveis nas negociações de paz.

A Al-Jazeera deve divulgar ainda nessa semana cerca de 1.684 documentos secretos incluindo atas de reuniões, e-mails e comunicações entre palestinos, israelenses e autoridades americanas, realizadas entre 2000 e 2010.

Fonte: BBC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br