Data de publicação: 11-02-2011 00:00:00

“Segurança com Cidadania” Programa Conjunto da ONU em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação

Comitê Local de Gestão faz sua primeira reunião nesta segunda-feira (14), às 14h30, com o objetivo de prevenir a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras.

O Comitê é composto por representantes de várias áreas do governo local, representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e por lideranças comunitárias da Região do Nacional.
 
Com função consultiva e deliberativa, serão realizadas a validação dos estudos e a definição de prioridades e ações.

Nesta reunião estarão presentes a Prefeita de Contagem, Marília Campos e representantes das agências da ONU (PNUD e UNODC) e do Ministério da Justiça, que são as instituições envolvidas no Programa Conjunto.

O Programa Conjunto é uma iniciativa de seis agências da ONU (PNUD, UNODC, UNESCO, OIT, UNICEF e ONU-HABITAT) em parceria com o Ministério da Justiça, e que tem como objetivo promover ações que auxiliem na redução da violência que afeta crianças e jovens entre 10 e 24 anos.

Contagem foi um dos três municípios selecionados por edital público para participar deste programa. A região da cidade selecionada para receber as atividades é a Região do Nacional. Os outros dois municípios participantes são Vitória (ES) e Lauro de Freitas (BA).

A partir deste mês, iniciam-se os trabalhos do diagnóstico integral no nível local. Este diagnóstico – que traz o diferencial de agregar análises baseadas em dados coletados junto aos governos, à sociedade civil e à comunidade – será a base para a construção do plano integral de segurança cidadã.

Estas análises também estão focadas em dois importantes aspectos: o fortalecimento da governabilidade local – ou seja, o empoderamento do município e da comunidade para a prevenção da violência, e a perspectiva da integralidade das ações.

Deste trabalho diferenciado de coleta e análise de dados e construção de um plano integral de segurança cidadã resultará em um documento vivo, monitorado e ajustado constantemente através do acompanhamento do governo, da sociedade civil e, principalmente, da comunidade.
 
Além disso, o plano privilegiará a integração das ações e estará focado na transformação de atitudes e na construção das bases para uma nova cultura de segurança pública e cidadania.

Reunião:
Cemei Mundo Maior (Rua Agripina Castorina, 51 – Bairro Tijuca), Contagem-MG, às 14h30.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br