Data de publicação: 27-03-2011 00:00:00

Sindicato repudia demissões no jornal Hoje em Dia

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Bispo Edir Macedo, dono da Folha Universal, Rede Record, Correio do Povo, Jornal Hoje em Dia, Rede Aleluia, Gráfica Universal, entre outras.
 
Foto: Blog do Fernando

O Sindicato dos Jornalistas de Minas enviou uma nota para denunciar a demissão de 14 profissionais da redação do jornal Hoje em Dia, do Grupo Record, na tarde de quinta-feira (24).

Segundo o sindicato, as demissões apontam para uma maior precarização e exploração do trabalho naquele local. As demissões foram feitas na redação da capital mineira nas sucursais de Varginha e Divinópolis.

A direção do diário dispensou jornalistas com muitos anos de casa, alguns com quase duas décadas de empresa, como Fernando Assunção, Dilke Fonseca, Nalu Saad, Jader Resende, Clésio Giovane e Margarida Hallacock.

A direção do sindicato disse que o Hoje em Dia não respeitou uma das cláusulas do Acordo Coletivo que prevê estabilidade para profissionais que estão a 12 meses da aposentadoria.

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas se solidariza com os companheiros atingidos e se coloca à disposição para que sejam garantidos todos os seus direitos, sobretudo dos demitidos que encontram-se protegidos pelo parágrafo 1º da cláusula 31 da convenção coletiva, que garante a estabilidade para aqueles que estão a 12 meses da obtenção do benefício da aposentadoria.

O Departamento Jurídico do Sindicato estuda a possibilidade de ajuizar uma ação coletiva a fim de discutir a dispensa coletiva, tendo em vista que o fato caracteriza uma demissão em massa, o que exige a necessidade da participação da entidade sindical numa negociação das rescisões de contrato de trabalho.

As demissões ocorrem justamente no momento em que o Departamento Jurídico do Sindicato acaba de preparar pedido de entrada de ações na Justiça contra irregularidades praticadas pelo jornal, como o não pagamento do domingo em dobro para os profissionais que trabalham no fim de semana.

O Sindicato faz um apelo à direção do jornal para o esclarecimento do motivo das demissões. 

Fonte: SJPMG

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br