Data de publicação: 12-06-2011 00:00:00

Digitalks Day BH discute a evolução das publicidades e do comércio eletrônico

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

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O evento realizado no dia 9 de junho debateu a evolução da internet, o poder do marketing online, o retorno dos investimentos em ações das redes sociais e as principais tendências do marketing online.

O Digitalks é um evento itinerante do setor de marketing digital que reúne um seleto grupo de especialistas que já ofereceu palestras e compartilhamento de conhecimentos com mais de 3000 profissionais em mais de 15 cidades brasileiras, além de marcar presença internacional na Cidade do México.

Especialistas do setor como Gabriel Kenski, diretor comercial da Media Factory; Marcelo Abrileri, Sócio-fundador e Presidente da Curriculum Tecnologia e MOL; Isabel Furtado, executiva de publicidade online do Google, Douglas Ribas, Executivo de Negócios PagSeguro e Alex Pinheiro, CEO da Hands, fizeram palestras, analisaram os números da evolução da internet e ressaltaram suas experiências profissionais.
 
Segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), principal órgão do setor de mídia online no país, o valor total em anúncios na internet deve chegar a R$ 1,55 bilhão em 2011.

Baseando-se no histórico dos anos anteriores, o instituto Ibope/Nielsen mostrou uma projeção que prevê aumento de 10%, chegando a 81.070 milhões internautas até dezembro.

Ainda conforme a IAB Brasil, a internet tem apenas 4,8% do mercado publicitário contra 63,3% das TVs abertas, as publicidades em rádio, jornais, revistas e mídias externas, caíram, internet e TVs abertas cresceram.

Ajudando esse crescimento, são cerca de 14 milhões de celulares com 3G, e  os sites mais acessados são: As redes sociais, sites de buscas, jornalismo e e-mails. Por isso torna-se importante pensar em publicidades para serem veiculadas nos celulares e tablets.

Segundo Alex Bank, o aumento dos usuários de internet na America Latina se deu porque as pessoas estão saindo das lans houses para acessar banda larga em suas residências e que a tendência são os moblie ultrapassar os PCs.

“Face Book cresceu 258% e se não o fosse o Brasil, o Orkut talvez teria morrido. O Orkut é a rede social brasileira e o Face Book é uma rede mundial”, ressalta Bank.

Eduardo Keating – Média Factory, ressaltou que os sites precisam ser fáceis de navegar para não correr o risco de perder usuários que não têm paciência em esperar uma página carregar.

“As campanhas de e-mail marketing precisam ser bem elaboradas. A base de e-mails precisa ser confiável, o público precisa ser segmentado para ser atingido, o servidor precisa ser confiável, é preciso ter cuidado com as palavras e símbolos que configurem spam, as peças não podem ser apelativas, é preciso criar uma canal de comunicação para convencer o público desejado, é preciso ter muito cuidado com o conteúdo, procurar garantir a entrega da mensagem, monitorar os retornos, analisar os relatórios e dar continuidade a ação de marketing, que se for profissional, não incomoda, são oportunas”, enfatiza Keating.

Alex Pinheiro disse que nos tablets o consumo das informações é mais fácil e confortável que os laptops e que a cobertura 3G contribuiu para o crescimento do acesso a internet.

“O mundo não precisa de jornal e sim de jornalistas. Prova disso é que em bancas de jornal se encontra mais balas e chicletes que o próprio jornal. Fazer cinema não é filmar teatro, o conteúdo da internet deve ser repensado e adaptado para ser acessado via telefones celulares e tablets”, disse Pinheiro.

Fábio Ricota também falou da importância do botão de compartilhamento para a divulgação do conteúdo e monitoramento das urls mais acessadas. “Construa conteúdos que as pessoas querem, se eles gostarem, vão twitar e acessar cada vez mais”, finalizou Ricota.

O IAB Brasil prevê um ano de forte crescimento assim como foi 2010, superando mais de 80 milhões de usuários de internet no país.

Isso se deve ao crescimento do poder econômico da classe C, a utilização de aparelhos celulares mais sofisticados e a contínua migração da mídia offline para o online.

Em relação ao mercado mobile, atualmente o Brasil possui 14,6 milhões de celulares 3G e, ao final de 2011, a previsão aponta para 35 milhões de aparelhos dessa categoria.

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