Data de publicação: 04-07-2011 00:00:00

Primeira mulher a liderar Tailândia anuncia coalizão de governo

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

                                             Foto: BBC

Um dia após se eleger a primeira mulher a liderar a Tailândia, Yingluck Shinawatra anunciou uma coalizão de governo que garantirá 299 assentos parlamentares entre os 500 disponíveis.

A irmã do ex-primeiro ministro deposto, Thaksin Shinawatra, disse que o novo governo trará “reconciliação” ao país, que sofre há mais de cinco anos com consecutivas crises de instabilidade política.

Desde 2006, quando Thaksin foi deposto, a Tailândia tem enfrentado recorrentes conflitos entre a ala popular da sociedade, representada pelo movimento dos “camisas vermelhas”, e a elite de Bangcoc, os “camisas amarelas”.

Em abril e maio de 2010, os “camisas vermelhas”, simpatizantes de Shinawatra, ocuparam áreas centrais da capital por diversas semanas até serem expulsos pelo Exército em um confronto sangrento que resultou em mais de 90 mortes.

A coalizão anunciada por Yingluck nesta segunda-feira contará com outras quatro agremiações além do partido dela, o PheuThai, que garantiu sozinho 265 assentos.
De acordo com o jornal The Nation, os partidos menores Chat ThaiPattana, Chat Pattana PhuaP andin, Palang Chon e Mahachon, somados, contribuem com 34 assentos.

O candidato de situação e ex-primeiro ministro Abhisit Vejjajiva reconheceu a vitória da oposição e disse nesta segunda-feira que deixará a liderança do Partido Democrata.
Os Democratas, apoiados pelos “camisas amarelas”, esperavam conquistar pelo menos 170 assentos e demonstraram surpresa ao garantir apenas 159.

Fonte: BBC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br