Data de publicação: 12-07-2011 00:00:00

Turquia é sede da Copa do Mundo de futebol para robôs

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

                                                       Foto: BBC

Cetin Mericli, um dos organizadores da Copa do Mundo de Robôs de 2011 conta que o evento reuniu 1,5 mil robôs que se enfrentaram em jogos de futebol. O organizador afirma que cada um dos robôs jogadores muda de posição o tempo todo em campo.

Ninguém fica sabendo antecipadamente as intenções do jogador rival, o que, em termos de robótica, é um problema muito difícil de resolver.

Todos os robôs são autônomos, ou seja, jogam com a própria inteligência. Os participantes programam o robô e simplesmente soltam as máquinas em campo para participarem do jogo.

As regras da Copa do Mundo são inspiradas pelas regras da Fifa, mas, como os jogadores são máquinas, o regulamento foi adaptado. Por exemplo: os robôs que empurram demais recebem punições mais severas, já que as máquinas são mais frágeis do que os humanos.

A ideia é usar estes robôs cada vez mais para executarem tarefas que os humanos não querem fazer: tarefas perigosas demais ou sujas demais. Os organizadores da Copa do Mundo de Robôs até já arriscam dizer que, daqui a dez anos, vão existir tantos robôs trabalhando, que as pessoas nem vão conseguir contá-los e eles vão começar a fazer parte de nossas vidas.

Fonte: BBC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br