Data de publicação: 28-07-2011 00:00:00

Ministro pede apoio de prefeituras para mapear áreas de risco

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Antônio Cruz/ABr

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante fez um apelo nesta quinta-feira (28) para que os prefeitos trabalhem em parceria com o governo para concluir o mapeamento das áreas de risco de desastres naturais. Segundo ele, esse levantamento geotécnico é a maior dificuldade para a criação do sistema de monitoramento e alerta de desastres.

“Não vai ser fácil fazer todo esse mapeamento. Esse levantamento sempre foi de responsabilidade dos estados e municípios e agora o governo federal está entrando para reforçar. Precisamos convencer o s prefeitos do Brasil para que olhem o mapeamento das áreas de risco para que a gente possa acelerar a aplicação do sistema”, afirmou.

Mercadante participou nesta quinta do programa “Bom Dia Ministro”, transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação (ECB) pela TV NBR e rádios de todo o Brasil.

Segundo Mercadante, o governo está trabalhando na captação de profissionais para acelerar o trabalho de implantação do sistema de alerta. Está prevista a contratação de 75 especialistas, por meio de concurso público, nas áreas meteorologia, geologia.

O governo já investiu cerca de R$ 25 milhões em equipamentos como um supercomputador e o centro de monitoramento deverá ser instalado no interior de São Paulo, em Cachoeiro Paulista, onde fica a sede do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) para aproveitar as informações dos satélites de previsões meteorológicas, dos radares que já estão em funcionamento.

Fonte: G1

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br