Data de publicação: 04-08-2011 00:00:00

Presidente do Banco Central visita Fiemg

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação  

O recado da indústria mineira para o Banco Central do Brasil foi entregue ao seu presidente, Alexandre Tombini. Na segunda-feira (1), ele visitou a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e almoçou com empresários.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, coordenou o encontro e pediu juros mais baixos para o setor produtivo brasileiro e atenção para a excessiva valorização do real frente ao dólar.

Machado afirmou que é possível criar juros diferenciados para o consumo e para o setor produtivo. “No final da década de 70 e início de 80, o Banco Central disponibilizava duas taxas. Uma mais restritiva, para regular o consumo, e outra menor, para o capital de giro e estímulo à produção”, destacou.

Para ele, os bons resultados econômicos do Brasil foram construídos com a ajuda da indústria. “Hoje, o mercado consumidor brasileiro é forte porque ajudamos a criá-lo. Agora, queremos participar ativamente de sua manutenção e precisamos de medidas que nos permitam competir de forma igual e justa com outros países”, disse.

O movimento de alta dos juros – que já subiram 1,75 ponto percentual neste ano – foi justificado por Tombini com o cenário externo, de políticas monetárias expansionistas e de grande liquidez de capital, e com a expansão do crédito no Brasil. Para ele, esses fatores aumentaram a pressão sobre a inflação no país.

Tombini também enfocou o combate à inflação na sua fala aos empresários. Os fatores que apontou como decisivos no ciclo de subida dos preços foram a alta das commodities agrícolas, o reajuste no transporte urbano, chuvas mais fortes que o esperado nos primeiros meses do ano e o choque nos valores do etanol.

Fonte: Assessoria da Fiemg

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br