Data de publicação: 11-08-2011 00:00:00

Bolsas europeias mostram volatilidade nesta quinta-feira

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: BBC

As bolsas europeias oscilaram para baixo nesta quinta-feira, algumas horas após terem aberto em alta.

A queda dos mercados reforçou os temores que vêm afetando as bolsas mundiais após perdas provocadas pela crise de endividamento dos Estados Unidos e dos países da zona do euro.

Em Londres, o índice FTSE 100 havia registrado um aumento de 2% no início do pregão. Os índices Dax, da Alemanha, e o Cac, da França, registraram elevação com cifras semelhantes.

Mas horas depois estes índices sofreram declínios e se mantiveram estáveis. As ações dos bancos franceses haviam sido as que mais tinham registrado as maiores altas, após o governo da França ter desmentido os boatos de que pretendia intervir para ajudar o combalido banco Societé Generale e reduzir a sua taxa de juros.

Na quarta-feira, os mercados europeus foram abalados por rumores de que não apenas a França pretendia mexer em sua taxa de juros, mas que o país também estava em vias de perder a sua classificação ''AAA'', a exemplo do que ocorreu com os Estados Unidos recentemente.

O fato de os bancos franceses serem alguns dos maiores credores de países com alto endividamento na zona do euro explica a preocupação dos investidores, segundo analistas ouvidos pela BBC.

Na Europa, existe um forte temor de que a crise de endividamento se espalhe pela zona do euro.

A crise já atingiu Grécia, Portugal e Irlanda (países que receberam ajuda financeira), e os investidores temem que a turbulência chegue à Itália e à Espanha, onde o custo da dívida pública também aumentou na última semana.

Fonte: BBC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br