Data de publicação: 26-08-2011 00:00:00

Mineiros ampliam relações comerciais com Cingapura

B&D Contabilidade

Foto: Divulgação

Representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Cingapura, a EDB Singapore, mostraram na quinta-feira, 25 de agosto, a empresários mineiros oportunidades de estreitar relações com o mercado asiático durante o encontro "Cingapura: porta de entrada para a Ásia", realizado no Exportaminas.

O evento foi promovido pela Fiemg, em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de detectar possibilidades de negócios e de intercâmbio entre Minas Gerais e o país que é considerado um dos mais competitivos do mundo.

Técnicos da EDB, Damianch Chan afirmou que o mercado global é a principal fonte de demanda dos produtos de Cingapura, uma vez que a população do país, de apenas 700 quilômetros quadrados, não ultrapassa cinco milhões de habitantes. Segundo ele, por ser considerado um porto estratégico de entrada para a Ásia, muitas empresas brasileiras investem no país, como Vale, Embraer, Braskem, entre outras.

As relações entre Minas Gerais e Cingapura tornaram-se mais intensas há cerca de três anos, com a assinatura de convênio do governo com o país asiático para prestação de consultoria no planejamento do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Confins.

No final de 2010, um grupo de 25 técnicos mineiros participou de um projeto de intercâmbio em Cingapura para conhecer o modelo de políticas públicas adotado no país e que é referência mundial.Essa aproximação repercutiu no comércio entre Minas e Cingapura, que passou de U$ 90 milhões em 2007 para U$ 287 milhões em 2010.

As exportações do estado para o país subiram de U$ 66 milhões para U$ 265 milhões, um incremento de 301%. Desse total, mais de 90% foram produtos do setor siderúrgico, especialmente ferro e nióbio, tubos de aços e laminados planos. As vendas carnes e chocolates também têm crescido. Quanto às importações, o estado comprou principalmente artigos eletroeletrônicos e de informática, somando, em 2010, U$ 21 milhões.

Fonte:
FIEMG

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br