Data de publicação: 13-09-2011 00:00:00

Japão quer ampliar investimentos em cidades destruídas por tsunami

Lava Jato Dias
Foto: BBC

Passados seis meses desde o terremoto e o tsunami que devastaram a região nordeste do Japão, o governo prometeu ampliar os investimentos nas cidades destruídas.

Até agora já foram gastos perto de R$ 130 bilhões nos trabalhos de reconstrução. Com um terceiro orçamento extra já em discussão, a previsão é de que o total gasto chegue a R$ 400 bilhões.

Nesta segunda-feira, o novo primeiro-ministro Yoshihiko Noda, o sexto a ocupar o cargo em cinco anos, escolheu um novo ministro da Economia, Comércio e Indústria, com a incumbência de rever a política de energia nuclear no Japão.

O ex-porta-voz do governo Yukio Edano assume o lugar de Yoshio Hachiro, que renunciou ao cargo no sábado (10) após ter feito comentários inapropriados sobre a crise nuclear.

Hachiro chamou a área evacuada próxima da usina de Fukushima de "cidade da morte", observação considerada insensível por aqueles que tiveram de abandonar suas casas por causa do vazamento radioativo.

Atualmente, apenas 11 dos 54 reatores nucleares operam normalmente no Japão.

Manifestação

O fim de semana no Japão também foi marcado por cerimônias em memória das vítimas e protestos contra o uso de energia nuclear.

Fonte: BBC.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br