Data de publicação: 15-09-2011 00:00:00

Cientistas desenvolvem detector de mentiras a partir de análise facial

WRV Produções
Foto: BBC

Um novo sistema de câmeras pode detectar mentiras ao analisar rostos, segundo cientistas na Grã-Bretanha.O sistema usa uma câmera comum, um sensor térmico de alta resolução e um software.

Os pesquisadores dizem que o método pode ser de grande valia para serviços secretos. O pesquisador-chefe do estudo, Hassan Ugail, da Universidade de Bradford, disse que o sistema consegue distinguir verdade de mentiras em dois terços dos casos. 

O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Universidade de Aberystwyth e apresentado na terça-feira (13) no festival de ciência de Bradford.

Funcionamento


O estudo utiliza pesquisas anteriores sobre como as pessoas revelam involuntariamente emoções por meio de sutis mudanças de expressão e do fluxo de sangue para o rosto.

Sinais de mudanças de emoção captados por câmeras comuns incluem movimentos de olhos, pupilas dilatadas, morder ou apertar os lábios, coçar o nariz, respiração acelerada, piscadelas rápidas e assimetria visual.Os sensores termais detectam o acúmulo de sangue ao redor dos olhos.

O método tradicional de detecção de mentiras depende do polígrafo, instrumento desenvolvido em 1921, mas este é invasivo, com fios grudados na pele. O novo sistema pode ser usado mesmo sem o conhecimento da pessoa analisada.

Fonte:
BBC.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br