Data de publicação: 21-10-2011 00:00:00

Pesquisa revela que classe C ainda viaja pouco

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: dicasdiarias.com

As classes A e B ainda são as principais consumidoras de turismo no Brasil. A classe C, embora emergente, ainda não faz parte do grupo que viaja com frequência. É o que revela pesquisa divulgada na quinta-feira (20), no 39º Congresso Nacional de Agências de Viagens da Feira das Américas – Abav 2011.

O estudo inédito, realizado com leitores da Revista Viagem e Turismo, é uma parceria entre a Editora Abril e o Ibope Inteligência, com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Entre os entrevistados, 81% já viajaram para o exterior e destinos de praia, e as grandes cidades lideram a preferência dos viajantes. Nos últimos cinco anos, 94% viajaram de avião, 82% hospedaram-se em hotéis, 73% compraram pacotes turísticos e 57% alugaram automóveis.

O diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, explica que o estudo foi realizado com um público qualificado. E que os dados relacionados à classe C revelam que o turismo doméstico ainda tem grande potencial de crescimento. Um desafio, segundo ele, para os agentes de viagens presentes à divulgação da pesquisa.

A sondagem, realizada entre junho e setembro deste ano, ouviu mais de 10 mil pessoas em 17 estados e no DF. Elas opinaram sobre destinos, serviços e estabelecimentos. Um universo com 1,2 mil variáveis, entre perfil, hábitos de viagem e avaliação de concorrentes.

Fonte: ASCOM.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br