Data de publicação: 23-11-2011 00:00:00

Canções das Iluminuras

Jornal Diário de Contagem On-Line

                                                      Foto: Divulgação

No domingo, dia 27 de novembro, o Manhãs Musicais recebe o grupo de música “A Canção de Iluminuras”, que foi criado em torno do interesse de seus integrantes pela música medieval, especialmente as cantigas de Santa Maria, produzidas na Corte de Leão e Castela, sobre o reinado de Alfonso X. No repertório do recital estão previstas as canções: Santa Maria Strela do dia; Muito Valvera Mas; Da que Deus mamou; Imperayritz de la Ciudad Joiosa; Sabor a Santa Maria; Como somos per Consello; Virgem Santa Maria guardanos se te aprazaz e Rosa das Rosas. O concerto acontecerá às 11 horas, na Sala Sérgio Magnani, da Fundação de Educação Artística (FEA).

O repertório de “A Canção das Iluminuras” abrange um conjunto de obras compostas entre os anos 1000 a 1400, com ênfase em duas grandes vertentes do cancioneiro medieval: a devoção mariana e o trovadorismo. As cantigas foram compostas ao longo de quase vinte anos na corte do Rei Alfonso X, o sábio. O seu conteúdo poético colocado em versos metrificados e rimas ricas retratam aparições e feitos da Virgem, nos quais pequenos e grandes milagres. As histórias são uma compilação de lendas que circulavam de mão em mão pela Europa afora. Lendas que retratam acontecimentos postos sob uma luz religiosa, onde a música lhes dá veracidade e vida.

A música das Cantigas de Santa Maria é riquíssima e variada, observando-se as influências da chamada escola de Notre Dame, da canção francesa, melodias de tradição trovadorescas provençal e ocitana, da tradição portuguesa das cantigas de amigo, da música folclórica, da tradição árabe e das danças, constituindo-se um verdadeiro sumário da produção musical do ocidente. O apelo melódico inerente a estas cantigas é tão marcante que existem registros da incorporação de temas até mesmo no cancioneiro folclórico brasileiro.

Manhãs Musicais – Música Medieval

Horário:
11 horas.
Local: Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários - Belo Horizonte), na sala Sérgio Magnani.
Ingressos: na secretaria da Fundação que funciona nos seguintes horários: sexta-feira até às 20h e sábado até às 12h.
No domingo as entradas são vendidas na bilheteria do local, a partir das 10h.
Preços: R$20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Mais informações: (31)3226-6866.

Fonte: Sinal de Fumaça – Assessoria de Comunicação.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br