Data de publicação: 05-01-2012 00:00:00

Anvisa rastreia próteses com defeito

Lava Jato Dias

                                               Foto: Blog do Dr. Leandro Garcia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve divulgar até o final desta semana um mapeamento com a distribuição das cidades, clínicas e hospitais que adquiriram as próteses de silicone PIP (Poly Implant Prothèse) pelo País - sabe-se até o momento que 70% delas estão nos Estados do Sul e Sudeste.

Ao todo, a empresa EMI Importação e Representação importou 34.631 próteses defeituosas. Dessas, pouco mais de 24 mil foram usadas por cerca de 15 mil mulheres. Um lote de 10 mil, ainda em poder da empresa, deverá ser destruído. O registro das próteses no País foi cancelado em 30 de dezembro, uma semana após a França ter recomendado às mulheres retirarem os implantes por apresentarem maior risco de romper ou vazar. As cirurgias serão pagas pelo governo.

Segundo Luiz Roberto Klassmann, diretor adjunto da Anvisa, os dados da distribuição foram recolhidos da sede da empresa em abril de 2010, quando a comercialização do produto foi suspensa no Brasil.

Agora os dados serão tabulados e entregues para todas as vigilâncias sanitárias do País para que elas passem a monitorar os pacientes e possíveis problemas, como o rompimento das próteses. O levantamento possui dados como nome, endereço, cidade, telefone, e-mail e
quantidade de próteses que foram adquiridas por determinada cidade, clínica e hospital.

Na próxima semana, a Anvisa fará uma reunião com representantes das sociedades brasileiras de mastologia e de cirurgia plástica para analisar os riscos e a possibilidade de estabelecer um protocolo de procedimentos no caso de rupturas.

Fonte: Estadão - SP.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br