Data de publicação: 11-01-2012 00:00:00

Nefrologistas alertam para os riscos de doenças no período de chuvas

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: viacomercial.com.br

As chuvas e inundações que atingem algumas regiões do país nesta época do ano podem representar um grande risco à saúde da população. A água das enchentes coloca diversos agentes infecciosos em contato com as pessoas.

Há diferentes tipos de doenças causadas por uma variedade de bactérias, vírus, protozoários e parasitas, agentes que são carregados pelas águas e propiciam o surgimento de vários males.

Algumas doenças têm sua ocorrência aumentada neste período. A mais grave pela sua alta mortalidade é a leptospirose. Atualmente, a porcentagem de óbitos por consequência da doença ocorre em 10% a 15% dos casos. “Desse total, 80% dos pacientes têm insuficiência renal aguda” revela o nefrologista Lúcio Roberto Requião Moura, diretor da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Cuidados importantes para evitar as doenças:       

- Em casos de enchentes as pessoas devem permanecer o menor tempo possível em contato com a água. Se isso for impossível, as mãos e os pés devem ser protegidos por botas e luvas. Se isso não for possível pode-se improvisar proteção amarrando os pés e as mãos com sacos de plástico (desde que não estejam furados).

- A lama das enchentes tem alto poder infectante. Ela adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se tirar essa lama, também com pés e mãos protegidos. O local deve ser lavado e desinfetado com água sanitária.

- O Ministério da Saúde recomenda usar um copo de água sanitária em 20 litros de água. É muito importante o cuidado com os alimentos, que também podem ser contaminados. Frutas e legumes crus devem ser lavados com água e um pouco de água sanitária. Recomenda-se lavar sempre as mãos, com sabão e água limpa, antes de manipular os alimentos.

- As enchentes podem contaminar ainda o sistema doméstico de armazenamento de água. Por isso, uma das primeiras providências deve ser a de desinfetar os reservatórios de água, mesmo quando não tenham sido atingidos diretamente pela água da enchente. O motivo é que a rede de distribuição de água pode apresentar vazamentos que permitem a entrada de água poluída, contaminando os reservatórios domésticos.

Fonte: Studio Graphico.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br