Data de publicação: 12-01-2012 00:00:00

Certificado de Origem vai facilitar a vida dos compradores do entreposto de Contagem

WRV Produções
Em ato simbólico, o comprador Luis Carlos recebe o primeiro Certificado de Origem das mãos do gerente do MLP, Francisco José da Silva

Foto: Divulgação

Para impedir a disseminação de pragas nos vegetais, o trânsito de produtos agrícolas é fiscalizado, por meio da inspeção das cargas, aferição da nota fiscal e da Permissão de Trânsito Vegetal – PTV. Esse documento, emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), deve acompanhar o transporte da carga de vegetais e partes de vegetais que podem disseminar pragas regulamentadas pelo Ministério da Agricultura. A partir do dia 10 de janeiro, o IMA passou a aceitar o Certificado de Origem emitido pela CeasaMinas como alternativa à PTV.

O Certificado de Origem é emitido aos compradores dos entrepostos da CeasaMinas. Até hoje, o documento era disponibilizado apenas nas unidades do interior. Agora, ele também está disponível aos compradores de Contagem. Luis Carlos Santa Rosa, comerciante atacadista de Juiz de Fora, foi o primeiro a usar a novidade. “O certificado emitido no próprio MLP é mais rápido e barato”, comemora o lojista.

Para conseguir a PTV, o comprador precisa apresentar o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) ou o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), emitido por engenheiro agrônomo habilitado, no escritório do IMA. O formulário da CeasaMinas, por sua vez, pode ser adquirido no caixa do Plantão do MLP por R$ 5,00 e preenchido pelo próprio usuário, que fornece informações como a quantidade de produtos adquiridos no entreposto, a placa do veículo transportador e o destino da mercadoria.

Após preenchimento, o usuário deve se dirigir a um dos guichês do Plantão, onde o documento será certificado pelo orientador de mercado. Depois de validado, o Certificado de Origem pode ser apresentado durante as vistorias do IMA que acontecem nas portarias dos entrepostos da CeasaMinas, nas barreiras fixas de fiscalização sanitária e durante as blitzes realizadas nas rodovias do estado.

Fonte: Decom CeasaMinas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br