Data de publicação: 06-11-2007 00:00:00

Projeto “Da Rua” - A arte do grafit.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Divulgação acervo do Centro Cultural Contagem

Galeria de fotos

Incentivar a grafitagem como forma de expressão cultural é a proposta da Coordenadoria de Cultura. A exposição pode ser vista até meados de novembro, no Centro Cultural da Regional Petrolândia - Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho.

São sete painéis confeccionados por grafiteiros das sete administrações regionais da cidade. Para completar a ação, oito artistas foram convidados para fazer uma intervenção para restaurar a fachada do Centro Cultural da Regional Petrolândia, onde estavam estampadas as pichações.

No local foi instalado um belo painel multicolorido resultado da produção coletiva dos grafiteiros Born, Três, Grim, Dan, João Roia, Craniu, Rakan e Melão que se reuniram para mostrar a arte do grafite.

A idéia do projeto “Da Rua” é expor em todas as regionais da cidade, os sete painéis mostrando um pouco da arte de grafitar. O projeto pretende também cadastrar grafiteiros e organizar painéis coletivos em locais estratégicos de Contagem.

Centro Cultural da Regional Petrolândia
Rua Monte Belo, 57, bairro São Luis.
Telefone: 3353 7545

O grafite no mundo e no Brasil

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano.

Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova York, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano e começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores do mundo, de acordo com a estudiosa da arte, Eliene Percília.

Os principais termos e gírias utilizadas na arte do grafite são: grafiteiro/writter (artista que pinta); bite (imitar o estilo de outro grafiteiro); crew (conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintarem juntos); tag (assinatura de grafiteiro); toy (grafiteiro que tem muita experiência) e spot (lugar onde é praticada a arte do grafitismo).

Fonte: Centro Cultural Contagem

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br