Data de publicação: 11-11-2007 00:00:00

Vivendo e Fazendo Ecologia no Padre Camargos.

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos: Robson Rodrigues Moreira
Galeria de fotos

Esse foi o título da grande festa ecológica realizada pela Escola Estadual Padre Camargos na última sexta-feira, 09.11. O desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis foi o ponto alto da festa.

O Projeto multidisciplinar do Professor Waldemar Ernani Martins e coordenado por ele próprio aborda o tema “Ecologia” ressaltando que nas últimas décadas desenvolveu-se um saudável interesse das pessoas pela Ecologia.

Segundo o professor, a consciência ecológica talvez seja a única alternativa para salvar a Terra da devastação imposta pelas sociedades industriais e tecnológicas. O vereador pré-candidato a Prefeito de Contagem Jander Filaretti esteve presente prestigiando a festa e a iniciativa ecológica dos professores e alunos da instituição de ensino.

“Por se tratar de uma ciência multidisciplinar, que engloba diversos ramos do conhecimento, além da Biologia, da Física e da Química, também as ciências econômicas e sociais tem de ser integradas para que se possa entender a complexidade das relações entre a humanidade, os outros seres vivos e o planeta. Queremos com esse trabalho despertar uma visão crítica e atualizada da Ecologia em nossos tempos, com o amadurecimento de novas idéias de conservação do nosso planeta Terra”, ressalta o Professor Waldemar Ernani Martins.

Metodologia:

1º dia de festa: Salas temáticas

Temas propostos:

• Efeito estufa
• Buraco na camada de ozônio
• Desmatamento
• Animais em extinção
• Reciclagem do lixo
• Consumismo
• Poluição da água
• Poluição do ar
• Poluição do solo
• Alternativas energéticas
• O lixo urbano
• Inversão térmica

2º dia de festa: Noite Cultural Ecológica – Desfile Ecológico

Cada sala confeccionou 4 modelos (2 homens e 2 mulheres) tendo como base materiais recicláveis. A sala deu um título ao modelo e elaborou um texto descritivo que explicou o modelo apresentado e o material usado. O fundo musical foi com músicas que abordam a Ecologia.

Processo paralelo:

Durante os meses de setembro, outubro e novembro haverá uma avaliação da conservação das salas através de uma comissão de alunos e professores de Biologia. Serão dados pontos para a organização da sala e  sua limpeza. No final da etapa caso a sala tenha alcançado os níveis satisfatórios, a mesma receberá pontos equivalentes.

Classificação dos vencedores do desfile dos modelos confeccionados com materiais recicláveis:

1º * turma 1100
2º * turma 2005 
3º * turma 3004

A avaliação é  de 10 pontos para cada turma em todas as matérias.

Escola Estadual Padre Camargos.
Rua Rio Comprido,  Riacho das Pedras – Contagem - MG.

Fonte: Professor Waldemar Ernani Martins

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br