Data de publicação: 24-04-2012 00:00:00

Ongs saem às ruas para defender animais

Lava Jato Dias

Foto: Divulgação

Manifestação contra o uso de animais para experimentação e vivissecção vai acontecer em BH dia 28 de abril às 10 horas na Praça 7. O objetivo é denunciar e conscientizar a sociedade em relação aos casos de exploração e tortura de animais que são presos em universidades e laboratórios.

Indignação e Informação é o lema do 2º Manifesto Anti Vivissecção e Experimentação Animal, que será realizado simultaneamente, em diversas cidades do Brasil e do mundo.

Idealizada pelo grupo Cadeia Para Quem Maltrata os Animais e pela WEEAC (World Event to End Animal Cruelty) a atividade pretende abrir discussões sobre métodos éticos substitutivos existentes bem como denunciar a utilização de animais vivos com propósitos experimentais.

Para o biólogo Sérgio Greif, redator do Manifesto que lançou oficialmente o evento, os experimentos realizados em animais, sustentados na ideia de tentar impedir que os seres humanos corram os “primeiros” riscos dos efeitos ainda não mapeados, não garantem segurança para a sociedade.

“É grande o número de drogas aprovadas que são recolhidas das prateleiras no prazo de um ano após sua colocação no mercado. O motivo deste recolhimento é a detecção de efeitos colaterais na população humana, efeitos estes que não haviam sido detectados em testes em animais”, afirma o ativista.

VIVISSECÇÃO/EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

No Brasil, as faculdades de medicina, medicina veterinária, biologia, psicologia, odontologia, ciências farmacêuticas, enfermagem, dentre outras, possuem aulas práticas onde são utilizados animais vivos. Após a prática são sacrificados.

Na Europa e Estados Unidos, muitas faculdades de medicina não mais utilizam animais como técnica cirúrgica e cirurgia, oferecendo substitutivos em todos os setores.

Nos EUA, mais de 100 escolas de medicina (quase 70%) incluindo Harvard, não utilizam animais. Na Inglaterra e Alemanha, a utilização de animais na educação médica foi abolida. Na Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda) estudantes são proibidos, por lei, a praticarem cirurgia em animais.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br