Data de publicação: 17-05-2012 00:00:00

Funec é motivo de protestos na Câmara

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Marta Leite

Mais de 100 estudantes compareceram na última reunião da Câmara de vereadores, dia 15 de maio, para protestar contra o fechamento de várias unidades da Fundação de Ensino de Contagem. Desde 2008, foram extintas 19 endereços e 7.500 vagas da instituição.

O protesto acompanhou o depoimento de dois diretores do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), que usaram a tribuna livre da Casa para ressaltar a importância da reabertura das unidades.

Luzia Lima Moreira e Exupéry Jean de Oliveira destacaram que, com a atual situação, o poder público demonstra falta de interesse nos desejos e direitos dos cidadãos.

"Até 2008, eles tinham assegurado o direito e o privilégio de ter um ensino médio de qualidade na Funec, o que não é oferecido pelo Estado de Minas Gerais. Isso está sendo perdido", reclamou Exupéry Jean.

"As famílias tem o direito e querem a Funec, que está sendo retirada de nós", ressaltou Luzia Lima.

Os representantes do sindicato são adversos a afirmação da prefeitura de que o Governo do Estado é responsável de oferecer ensino médio nos municípios e, em contrapartida, está investido na educação infantil e no ensino fundamental.

"A fala da promotora Ana Letícia, do Ministério Público de Contagem, única autoridade da cidade presente na Audiência Pública da Assembleia no dia 19 de abril, só reforça nossa convicção de que o fechamento das unidades da Funec foi decisão política e muito infeliz, pois não há impedimento legal, e o município pode sim ter uma fundação que ofereça ensino médio", disse Luzia Lima.

Os manifestantes instigaram os parlamentares para fazerem parte do protesto com uma estratégia que transforma apoiadores e não apoiadores da Funec em vilões ou defensores da cidade.

Os vereadores que concordavam com a volta de mais unidades da instituição recebiam uma camisa do movimento, os que não se manifestavam ou não queriam receber a vestimenta, ganhavam um diploma de "Inimigo do Povo de Contagem".  

Um dos que receberam a camisa foi o presidente da Câmara de Contagem, Irineu Inácio da Silva (PSDC). O vereador se elegeu em 2004 para sua primeira legislatura, como Irineu da Funec, onde também ocupou cargos administrativos. O político se expressou em tom de obrigação em relação à Fundação de Ensino de Contagem.

“Como eu não vestiria essa camisa?”

Outros vereadores também se alinharam a iniciativa. "Sou a favor da Funec e de um segundo grau de qualidade para todos, pois é um direito da cidade e ninguém pode tirar isso da população", destacou Ravilson Filho (PP).

 "Muitas vezes, ouvimos de órgãos públicos que a Funec não é responsabilidade do município, mas acredito que educação de qualidade é uma responsabilidade do Município, do Governo do Estado e de todos nós", completou William Barreiro (DEM), defendendo o fortalecimento da Fundação.

"Como vereador e ex-aluno da Funec, faço um compromisso de caminhar junto nessa luta", concluiu Alessandro Henrique (PPS).

Palavra da presidente

No ano passado, a presidente da Funec, Telma Fernanda Ribeiro, assegurou que a diminuição das vagas para o Ensino Médio “foi necessária para que fosse possível garantir formação de qualidade na educação profissional (as unidades fechadas ofertavam o Ensino Médio regular, não o profissionalizante)”.

Telma também disse que os recursos disponibilizados pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) “oferece vagas suficientes para atender a demanda de Contagem, pois, se o número de formandos da Educação Básica, oriundos das redes municipal e estadual, gira em torno de 10 mil ao ano, e o Estado oferta 11 mil vagas, existem até mais vagas do que número de formandos".

A FUNEC

A Funec foi fundada em 1973 com o objetivo de atender demanda do desenvolvimento industrial do município. A instituição oferece educação pública a jovens e adultos das classes trabalhadoras que buscam formação escolar e profissionalizante.

 A Unidade Centec conquistou em 2009, o primeiro lugar no Enem na categoria escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e pelo terceiro ano consecutivo, conquistou, também por excelência, o terceiro lugar geral entre as escolas públicas particulares de Contagem.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br