Data de publicação: 23-05-2012 00:00:00

Comunidade dos Arturos comemoram a Abolição da Escravatura

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

A tradicional festa aconteceu no sábado e domingo, 12 e 13 de maio, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e na Comunidade dos Arturos. Desfile dos escravos e cavaleiros, cortejo das Guardas de Congado, encenação da abolição e a missa Conga, fizeram parte do evento.

Marcos Eustáquio, representantes dos Arturos parabenizou as Mães pelo seu dia e ressaltou a importância da festa para a cultura negra da cidade de Contagem e do Brasil.

O Secretário de Educação e Cultura de Contagem, Lindomar Diamantino, disse que celebrar o 13 de maio é sempre uma perspectiva de nunca desanimar.  “É preciso termos consciência de nossa diversidade e continuar cultivando a cultura dos negros”.

Glaura Lucas, professora Etnomusicóloga da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, fez uma reflexão da história dos negros que é contada nas escolas considerada como verdadeira e única.

“Há muitos anos acompanho as festas dos Arturos. A forma como é contada a história dos negros dá margens para o preconceito e para a desvalorização da raça negra. Infelizmente a cultura negra não chega população através da educação e das mídias, somente através das festas realizadas e passadas de pai para filho”, ressalta.

O Deputado Estadual Durval Ângelo, teve presente no evento e disse que a festa do Congado é um resgate da memória de um povo. “Nós todos somos negros por causa dos nossos antepassados. Precisamos criar um centro de referência da cultura negra, porque o ser humano não nasceu para ser escravo, mas sim para serem livres”, enfatizou.

Após a encenação e a Missa Conga celebrada pelo Padre José Antônio Gouveia, as Guardas de Congo local e convidadas seguiram em procissão até a comunidade dos Arturos onde foi servido o almoço de confraternização.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br