Data de publicação: 12-06-2012 00:00:00

Um homem, um sonho

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA 10ª EDIÇÃO DO TRILHAS DA LEITURA


RICARDO CARVALHO, mais conhecido como Cadinho, é um contagense legítimo. Nasceu em 1960 e confessa ser apaixonado pela cidade. Há sete anos trabalha como gerente no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo e no ano passado criou o projeto Trilhas da Leitura.

Preocupado com a preservação do Parque, as nascentes e também com a cultura, Cadinho faz questão de dizer que se orgulha em ser um servidor público no sentido real da palavra e sente feliz por trabalhar pelo minicípio.

Gerente do Parque Ecológico do Eldorado, ele comemora a 10ª edição do projeto. A iniciativa já conseguiu atingir a marca de 40 mil livros doados em dez meses. Confira a seguir, a entrevista que Cadinho concedeu ao Jornal Diário de Contagem.


1) DC- De onde surgiu a inspiração de criar o Trilhas da Leitura?

Cadinho - Eu estava em casa, na minha cama, lutando contra um câncer quando assisti na TV uma reportagem contando a história de uma professora que incentivava a prática da leitura com a doação livros. E pensei: “Opa! Posso fazer isso no parque”.

Quando a mídia pauta coisas boas, muitas ideias podem ser copiadas. O mundo está violento e, infelizmente, a maioria dos veículos de comunicação mostra muita violência dando maus exemplos às pessoas. Se pautarmos nossas vidas nas coisas boas que a maioria das pessoas fazem, o mundo será bem melhor.

Quando me curei da doença e voltei ao Parque, encontrei alguns livros guardados. Aí a ideia foi tomando corpo e nasceu o Trilhas da Leitura. Hoje, graça a Deus, estamos com projeto funcionando e dando resultados positivos. Trabalhamos a questão ambiental, cultural e educacional.

2) DC - Qual o intuito ao criar o projeto Trilhas da Leitura?

Cadinho - Eu estava preocupado com abaixa frequência do parque, e por isso criei o “Trilhas da Leitura”. Um projeto que tem o objetivo de incentivar o bom hábito pela leitura doando livros para todos que comparecem as edições do evento. As pessoas que vão em busca de um livro têm a possibilidade de acompanhar as atividades culturais como teatro, dança, música, exposições de artes e lançamentos.

3) DC - Mas como conseguir os livros? Como é feita essa coleta?

Cadinho - Todos os livros são doados pela população e passam por uma triagem. Os que estão em boas condições, o projeto Trilhas da Leitura doa para as pessoas interessadas. Os que não servem, são destinados para a coleta seletiva através de uma parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Asmare).

No começo tudo parecia um sonho. Hoje o “Trilhas da Leitura” já não cabe em minhas mãos. O projeto cresceu tanto que a parceira Asmare se tornou fundamental. Atualmente, todo o material que não serve para o projeto como livros rasgados, jornais, revistas são recolhidos para serem reciclados e evitar o descarte no aterro sanitário.

4) DC - E qual é a receptividade do Trilhas da Leitura pela sociedade de Contagem?

Cadinho - O “Trilhas da Leitura” vem conquistando o público e na 10ª edição realizada no último domingo, dia 03 de junho, os visitantes puderam apreciar as obras de José Francisco Tomaz, que utiliza restos da construção civil para fazer seus quadros e conhecer o escritor Hélio Pereira dos Santos que lançou o livro, “O Dia Em Que A Terra Chorou”, que retrata o meio ambiente e os valores éticos e morais. Também foram doadas 300 mudas de árvores de várias espécies.

5) DC - Para você, qual a importância da leitura?

Cadinho - Eu acredito que a vida passa pela leitura, pelos livros. Infelizmente, o computador vem tomando este espaço. Pesquisar no internet é muito fácil. Mas, seria mais interessante se as pessoas usassem a rede como auxílio e o livro como base principal de pesquisas e de estudos. A internet deveria ser utilizada como um complemento, não como uma substituta dos livros.

6) DC - Arte e leitura. Tudo é possível?

Cadinho - A arte de Tomaz nos mostra que é possível fazer arte com materiais que iriam para o lixo. Todos nós podemos reciclar e contribuir para proteger a natureza. Apagar uma luz quando sair, fechar bem as torneiras, gastar menos água, não jogar lixo no chão. Se cada um fizer um pouquinho, o nosso planeta será maravilhoso.

Cerca de 10 autores já lançaram livros durante o Trilhas da Leitura. Vários parceiros do projeto doam livros e a comunidade também contribui com mais. “É comum pessoas pararem de carro na porta do parque e descarregar caixas de livros. É fantástica a participação da comunidade”.

7) DC - E qual a participação do Parque no projeto?

Cadinho - O parque além de ser palco do projeto, oferece aulas de ginástica atendendo mais de 200 pessoas em cinco horários diferentes nos períodos da manhã e tarde. Aulas de dança de salão, violão, bordado, desenho e pintura, fotográfica e capoeira. E no dia 27 de junho, o Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo completará oito anos e o aniversário será comemorado no dia 1º de julho, durante a 11º edição do Trilhas da Leitura. Desde já convido a todos. Será um evento muito especial e a entrada é gratuita.

O Parque Ecológico do Eldorado - Thiago Rodrigues Ricardo está localizado à
Rua das Paineiras, 1722, Eldorado. Informações pelo (31) 3351 6188

 

Por Robon Rodrigues

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br