Data de publicação: 14-06-2012 00:00:00

Grupo de Câmara se apresenta em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Glaucia Rodrigues


O Grupo de Câmara, formado por elementos das Orquestras Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro e Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, se apresenta no dia 15 de junho, às 15h30, para os alunos da Escola Estadual Confrade Antônio Pedro de Castro.

Regido pelo maestro Rogério Vieira, o grupo vai apresentar músicas eruditas e populares como, Marcha Turca e Ode à Alegria, de Beethoven, Valsa em Dó, de Mozart, Danúbio Azul, de Strauss, Rondo, de Purcell, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e mais.

Projeto Música nas Escolas

Idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages, o Música nas Escolas incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, apresenta também músicas folclóricas e infantis.

Além de aprender a tocar diversos instrumentos, os alunos se apresentam em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais. Depois de anos estudando e respirando música, esses jovens estão capacitados profissionalmente e prontos para entrar no mercado de trabalho. Muitos passam a tocar em casamentos e festas, e, ainda de acordo com José Roberto Alvarenga outros acabam por integrar o Grupo de Câmara.

Serviço:
Local: Escola Estadual Padre João Botelho
Endereço: Praça Maria Cecília de Freitas, 203 – Bairro Amazonas, Contagem.
Hora: 15:30
Data: 15 de junho

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br