Data de publicação: 14-06-2012 00:00:00

Mostra “Memória da Loucura” em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação

Contagem recebe a mostra itinerante ”Memória da Loucura”. A proposta é apresentar a história da psiquiatria no Brasil. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h e estará montada no hall da prefeitura até o dia 29 de junho.


De forma instigante e criativa, a mostra desperta o interesse do público e agrega valores e informações das instituições por onde passa, buscando favorecer a inclusão social dos usuários dos serviços de saúde mental e a atuação do Estado. A mostra apresenta a história da psiquiatria no Brasil, documentada pelas diversas formas de tratamento, as personalidades relevantes, as influências estrangeiras, além de retratar a assistência psiquiátrica, marcada por isolamentos e terapêuticas repressoras e desumanas.


A exposição já itinerou por diversas cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Pedro da Aldeia (RJ); Santo André (SP), Betim e Ouro Preto (MG); Fortaleza (CE); Feira de Santana e Salvador (BA); Recife (PE); Campina Grande (PB); Maceió (AL); Porto Alegre (RS) e Belém (PA). A mostra apresenta personagens, documentos, fotos e cenários da trajetória da assistência à saúde mental no país desde a criação do Hospício de Pedro II até os dias de hoje, com a consolidação da Lei nº 10.216, de 6 abril de 2001, que dispõe sobre a extinção gradativa dos manicômios.

Programação dos filmes

Paralelo a mostra, são exibidos filmes, no Espaço Integrado Prefeito Evaristo Belém, na própria Prefeitura. O evento conta com monitores capacitados durante todo o seu funcionamento.
Dia 14 (quinta), das 8 às 17h – filme comentado “Habitante de lugar nenhum”;
Dia 19 (terça), das 8h às 12h – filme comentado “A TV Pinel na luta antimanicomial”;
Dia 22 (sexta), das 13h às 17h – filmes comentados “Talento para a loucura” e “A palavra e o palco”;
Dia 26 (terça), das 8h às 12h – filmes comentados “Da loucura à cidadania” e “Estrela de oito pontos”.

A Prefeitura de Contagem fica na praça Tancredo Neves, 200, bairro Camilo Alves. Informações: Ernane Dias (31) 3352 5147 e 8835 8336.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br