Data de publicação: 16-07-2012 00:00:00

Obra em defesa do meio ambiente e dos valores morais e éticos

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues

O escritor de Contagem, Hélio Pereira dos Santos é casado, tem 54 anos e dois filhos. Entrevistado pelo Jornal Diário de Contagem, ele conta que desde adolescente sempre gostou de escrever. Na época do colégio, participava dos jornais de classe e mesmo nos momentos de folga, escrevia, mas guardava seus textos.

Atualmente, Hélio é empresário do ramo gráfico e autor de dois livros: “Balaio de Gatos no Reino dos Ratos” lançado em março de 2011 e “O Dia Em Que a Terra Chorou!”, lançado em junho de 2012 durante o evento Trilhas da Leitura realizado no Parque Ecológico de Contagem.

O livro “Balaio de Gatos no Reino dos Ratos” é uma obra que tem duas versões, “uma infantil que as crianças entendem como uma história de gatos e ratos e uma versão adulta, que as pessoas mais politizadas leem e encontram semelhanças com a história do Brasil com uma pitada de humor”, explica.

Uma viagem

Já o livro “O Dia Em Que a Terra Chorou!”, é uma obra que alerta para a importância da preservação do meio ambiente e para os valores morais e éticos. A história se passa em uma cidade que era muito suja, mas que se transforma a partir da conscientização individual das pessoas.

“É uma leitura muito fácil, texto leve, o livro é todo ilustrado. Acredito que ao lerem esse livro às pessoas podem se conscientizar e contagiar outras pessoas assim como aconteceu na cidade de Curiosópolis, que na história, se transformou numa cidade modelo”, conta.

Hélio esclarece que livro não fala somente sobre o verde, fala também sobre vários valores morais mostrados através de uma gincana que acontece na cidade de Curiosópolis. “O livro é um convite à mudança de hábitos, da forma de pensar e de agir. A ideia é transformar o nosso meio ambiente, local onde agente vive e nos relacionamos. O livro fala sobre a importância da reciclagem para preservação da natureza”.

Leitura

O autor fala que com a evolução os meios de comunicação, infelizmente as crianças estão perdendo o hábito pela leitura. “Fico muito triste com isso, porque quando se perde a leitura, se perde valores. Digo isso porque muitas das vezes quando os valores não vêm de berço, se aprende com a leitura. Hoje em dia as pessoas estão perdendo o hábito pela a leitura e os valores morais e éticos”, enfatiza.

Tanto o “Balaio de Gatos no Reino dos Ratos”, quanto “O Dia Em Que a Terra Chorou!”, são livros leve, fáceis de ler, têm letras grandes e ilustrações. “Tudo para quem não gosta de ler passar a gostar. A leitura nos prende dentro das várias histórias, é uma viagem”.

Planos

Hélio conta que tem planos de escrever um livro voltado para as crianças ainda este ano. “Os adultos não estão gostando muito de ler e o livro infantil escrito de linguagem fácil faz com que as crianças passam a gostar da leitura. É uma forma de cativar novos leitores”.

“Temos que fazer o que temos vontade. Se temos um desejo, devemos que externá-lo. Se temos um sonho, ele não pode ficar só pra gente, temos que partilhar. Escrever é uma forma de compartilhar os nossos sonhos”, finaliza o escritor.

O empresário registrou sua gráfica como editora e tem sido procurado por outros autores para publicar seus livros.

Os livros de Hélio Pereira dos Santos podem ser encontrados na Livraria Popular (Avenida José Faria da Rocha, 5899, Bairro JK), onde existe um vasto acervo dos escritores de Contagem.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br