Data de publicação: 29-08-2012 00:00:00

Cidade emancipada, mas falta investimentos em comunicação

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Diário de Contagem: o quinzenário impresso em prol da informação do município

Foto: Robson Rodrigues

No dia 30 de agosto de 2012 Contagem completa 101 anos da emancipação política. Em 1911, a cidade deixou de ser distrito de Sabará e ganhou o status de município. Mas, 27 anos depois, um episódio fez a cidade ser literalmente rebaixada a distrito de Betim.

Em 1938, o então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, tinha algumas divergências políticas na região. Certa vez, a caminho de Betim, na época distrito de Esmeraldas, o governador fez uma parada na Estação Ferroviária do Bernardo Monteiro. Talvez por falta de comunicação, descuido, acidente ou intencionalmente, nenhuma comissão compareceu para recepcionar o governador e isso foi crucial.

Ao chegar a Betim, Benedito Valadares decretou que a partir daquela data Betim deixaria de ser distrito de Esmeraldas e passaria a ser um município, e Contagem seria rebaixada a distrito de Betim. Situação que permaneceu por 10 anos e somente em 1948 a emancipação política foi restabelecida.

Essa história está nas publicações contidas nos arquivos da Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, mas é considerada um boato contado pelos mais antigos que viveram e a história política de Contagem. Podemos dizer que o desenvolvimento de Contagem foi de sucessos e fracassos como na história do setor de comunicação da cidade.

Contagem já era emancipada e perdeu o posto por falta de apoio político e econômico. O mesmo aconteceu com a mídia que passou pelo município.

Nos anos 90 funcionava na cidade a TV Contagem, na frequência UHF, a rádio Líder FM e um jornal diário impresso, que tentou se firmar, em vão. A falta de interesse dos governantes e dos empresários da época foi fatal para a morte dos projetos que duraram em média três anos.

Mas graças à evolução tecnológica, industrial, comercial e do setor de serviços de Contagem, novos projetos surgiram.

Em 2005, criamos o Jornal Diário de Contagem Online, em 2007 a Contagem TV online e em 2012 o Jornal Diário de Contagem impresso.

Desde então a equipe dos três veículos de comunicação trabalham para se firmar no mercado e conquistar a confiança dos públicos e empresários conscientes da importância da comunicação como ferramenta disponível para divulgar suas marcas e produtos.

É simples, os veículos de comunicação necessitam das verbas de publicidade das empresas para custear o trabalho jornalístico de qualidade que é oferecido. 

O Jornal Diário de Contagem Online, a Contagem TV online e o Jornal Diário de Contagem impresso são projetos reais que funcionam com profissionalismo e ética.

Mas é preciso que o poder público e o empresariado tenham consciência que a publicidade é uma poderosa ferramenta para divulgar produtos e fortalecer marcas. 

A postos, torcemos para que o novo prefeito tenha consciência dessa situação e volte à comunicação a atenção merecida, pois atualmente, nem Secretaria de Comunicação existe na cidade.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br