Data de publicação: 11-09-2012 00:00:00

FIAT firma parceria com ONG para promover adoção animal

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação

Por Leandro Dias

A FIAT automóveis e a Organização Não Governamental – ONG Cãopartilhe se uniram para desenvolver um projeto de resgate e adoção de cães e gatos abandonados nas dependências da montadora de carros de Betim.

O problema do excesso de cães e gatos abandonados próximos à empresa vinha preocupando os empregados e dirigentes da montadora e, também, membros de entidades que se dedicam à causa de proteção aos animais.

Na segunda-feira (10) uma medida emergencial foi iniciada, retirando do local cinco cães de porte médio e grande. Os animais amparados passarão por todo o procedimento veterinário necessário, como vacinação, vermifugação e castração. Após avaliação e com o resultado negativo da leishmaniose, os animais serão encaminhados à adoção.

Parte dos custos com os animais resgatados será custeada pela FIAT, mas novas colaborações são  aceitas e podem ser realizadas através dos mesmos contatos acima, explica a presidente da ONG, Christiane Oliveira.

Para se candidatar a tutor definitivo de um dos animais recolhidos, é preciso entrar em contato com a ONG pelo e-mail caopartilhe@caopartilhe.com ou pelo telefone 31-8785-0731, a partir das 17h.

No ato da adoção, é preciso apresentar cópia do RG, comprovante de residência e uma contribuição de R$ 35. O candidato escolhido para adotar vai receber orientações sobre as responsabilidades envolvidas na guarda do animal.

Esta é a primeira de uma série de ações, que incluirão campanhas de conscientização dos empregados e da população próxima à fábrica, como forma de evitar novos abandonos.

Na página da Cãopartilhe no Facebook será disponibilizada a cobertura das ações desta semana e, gradativamente, informações sobre animais e quando estarão aptos à adoção.

Histórico do problema

No mês passado, internautas acusaram a FIAT automóveis de ter solicitado à prefeitura de Betim o recolhimento e sacrifício de 30 cães que vivem no pátio da empresa na cidade.

O boato teve visibilidade na rede social Facebook e ganhou apoio de ONG\'s de defesa dos animais. Em alguns comentários na rede, os internautas pediram que a montadora investisse financeiramente para cuidar dos animais que vivem no local.

Através de nota divulgada à imprensa, a FIAT explicou o boato. Segunda a empresa, no mês de agosto foram recolhidos seis cães sob supervisão de uma equipe especializada. Após o recolhimento foram verificadas doenças como leishmaniose e os animais saudáveis foram vermifugados, castrados e receberam  um chip de identificação. Em seguida, os animais foram devolvidos para a comunidade.

A prefeitura também divulgou uma nota sobre o assunto através de sua página oficial no Facebook. Segundo ela, o sacrifício dos animais em questão, são boatos.

A Cãopartilhe

Desde 2007, a Cãopartilhe desenvolve, sem fins lucrativos, trabalho voluntário dedicado a melhorar a situação de animais de rua, vítimas de maus tratos e abandono.

Paralelamente, realiza ações de conscientização, por meio de campanhas e eventos, que abordam maus tratos, castração, prevenção à leishmaniose, guarda responsável, dentre outros temas.

A ONG não possui sede própria, por isso, os animais amparados são direcionados para clínica Vetmais, na Rua Salinas, 70, Bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br