Data de publicação: 03-10-2012 00:00:00

Vote certo, vote pela coletividade

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Prefeitáveis de Contagem - Da esq. para dir.: Ademir Lucas (PSDB); Carlin Moura (PC do B); Durval Ângelo (PT); Donaldo Pedroso (PSOL); George Hilton (PRB); Gustavo Olímpio (PSTU)

Foto: Divulgação

Por Leandro Dias

O primeiro turno das eleições municipais será neste domingo, 7 de outubro, de 8 às 17 horas. Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral ou algum documento oficial com foto, como carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, identidades funcionais ou passaporte. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas.

O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 a 70 anos. Para os maiores de 70 anos e adolescentes de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

Estão em disputa os cargos de vereador e prefeito. Se for confirmada a necessidade da realização do segundo turno para escolher o novo prefeito, a definição será no dia 28 de outubro, somente para os municípios com mais de 200 mil eleitores.

Justificativa

O eleitor que não votar, poderá justificar a ausência no dia das eleições, de 8 às 17 horas, entregando o formulário em qualquer seção eleitoral. Se não justificar, o eleitor terá 60 dias após o pleito para entregar a justificativa em qualquer cartório eleitoral.

O formulário pode ser retirado gratuitamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) ou em qualquer cartório eleitoral. Quem não justificar a ausência, deverá comparecer no dia 5 de novembro em qualquer cartório eleitoral para regularizar o título.

Proibição

De 6 às 18 horas, do dia 7, está proibida a venda, distribuição ou fornecimento de bebidas alcoólicas. É proibida também a queima de fogos de artifício em localidades residenciais e urbanas.

Escolha do candidato

O juiz da 92ª Zona Eleitoral de Contagem, André Luiz Tonello de Almeida, alerta aos eleitores sobre a importância de pesquisar a vida do candidato antes de votar. Tonello orienta para o eleitor escolher em quem votar com antecedência. “As pessoas costumam dar mais importância na escolha do prefeito e deixam para a última hora a escolha do vereador. 

O voto para vereador é de extrema importância, porque são eles os responsáveis em criar leis que beneficiem a população e fiscalizar as ações do Poder Executivo, o prefeito”, alerta o magistrado.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br