Data de publicação: 03-10-2012 00:00:00

Enfim, as eleições chegaram

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação

Por Robson Rodrigues

Na reta final das eleições as expectativas dos candidatos crescem e as promessas de campanha aumentam na mesma proporção. IPTU de graça, a volta da FUNEC, melhoria da saúde, trânsito e transporte são promessas recorrentes divulgadas aos gritos pelos carros de som já nas primeiras horas da manhã.

Atualmente, os eleitores são acordados com as “musiquinhas” dos candidatos e pelos foguetes das campanhas dos prefeitáveis. Fica aí uma pergunta: Qual a eficácia das campanhas que poluem visualmente o espaço público com placas de candidatos? E a poluição sonora dos carros de som? E a poluição ambiental causada pela queima de fogos? Isso sem falar dos constantes congestionamentos no trânsito causados pelas infindáveis carreatas. Que campanha é essa que incomodar e poluir é permitido? Será que isso é revertido em voto?

Passou da hora do eleitor aprender a avaliar e decidir seu voto com base em propostas que realmente estejam dentro das atribuições dos vereadores e prefeitos. É comum as pessoas se preocuparem em quem vai escolher para prefeito e deixarem para a última hora a escolha do vereador. Dentro da Casa Legislativa os vereadores são responsáveis por votar as leis que beneficiem a população e também são eles os responsáveis por fiscalizar as ações do Poder Executivo comandado pelo prefeito.

Daí a importância de escolher bem os vereadores que vão legislar pelos próximos quatro anos. Eles devem ser os fiscais do povo e os responsáveis em elaborar projetos que atendam o bem estar da coletividade.

Essa palavra “coletividade” precisa ser enfatizada porque é comum na política brasileira os candidatos, depois de eleitos, legislarem em causa própria beneficiando somente seus familiares e cabos eleitorais. Isso é a coletividade sendo deixada de lado e dando lugar aos interesses privados.

Acredito que já passou da hora da população de Contagem aprender a votar em candidatos que realmente tenham propostas para a coletividade. Votar em quem está em busca de um emprego público é jogar o voto no lixo. Infelizmente a maioria dos candidatos está de olho no alto salário e nos benefícios que o cargo proporciona. Assim a população fica em segundo plano após as realizações pessoais dos maus políticos.

Não podemos esquecer que os salários do prefeito e dos vereadores, que são funcionários públicos, são pagos por nós através de impostos. Não se deixem enganar e não troque seu voto por uma promessa que beneficie só você, pense no coletivo. Seu voto pode beneficiar muita gente que precisa. Vote bem, vote certo é para o bem de todos, inclusive de você.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br