Data de publicação: 01-11-2012 00:00:00

Funcionários da Cemig estão em “estado de greve”

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Um grupo de funcionários da Cemig se reuniu na porta da Agência Contagem, na segunda-feira (29.10) para votar as próximas ações da categoria. A categoria está em campanha salarial unificada com data base de 1º novembro.

As reivindicações são o aumento real nos salários, recomposição da inflação, garantia do emprego e a reintegração dos funcionários que tem estabilidade, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa e dirigentes sindicais que foram demitidos.

Segundo o líder sindical, Arcângelo Queiroz, a Cemig fez a opção da terceirização da mão de obra para abaixar custos operacionais, mas com isso, comprometeu a qualidade dos serviços e os direitos dos trabalhadores. “A empresa não consegue atender a demanda e o prazo de atendimento ao consumidor determinado pela Aneel, não é cumprido”.

A Cemig criou em 2010 a Cemig Serviços. Hoje com 140 funcionários, a Cemig pretende fechar essa empresa e demitir todos os funcionários.

“Queremos que esses trabalhadores sejam integrados pela Cemig. Eles ganham pouco mais de um salário mínimo, não tem assistência médica, o vale refeição é mais baixo que os demais e nem o vale transporte é pago corretamente. São trabalhadores concursados, trabalham na leitura e tem um tratamento desumano”.

O movimento trabalhista pede o fim das terceirizações como forma de melhorar a saúde e a segurança do trabalhador. “Só esse ano foram 4 acidentes fatais e várias mutilações. Há 12 anos, a cada 45 dias um acidente fatal acontece com funcionários terceirizados a serviço da Cemig”.

Queiroz acredita que os clientes deveriam ter prioridade no atendimento e disse que para o consumidor ser bem atendido serão necessários investimentos.

“Sugerimos que menos dividendos sejam distribuídos entre os acionistas e que os recursos sejam aplicados na melhoria do sistema e nos funcionários. Só assim os clientes seriam melhores atendidos”, enfatiza.

A reunião terminou com os trabalhadores votando pelo estado de greve como forma de pressionar a direção da Cemig a atender as reivindicações.

Link relacionado

Cemig deixa consumidores insatisfeitos em Contagem

 

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br