Data de publicação: 02-01-2013 00:00:00

Vereadores e prefeito de Contagem tomam posse

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Prefeito Carlin Moura e Vereador Teteco, presidente da Câmara Municipal

Foto: Warlei Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PcdoB), seu vice João Guedes (PDT), juntamente com os 21 vereadores, tomaram no dia 1º de janeiro, durante solenidade na Câmara Municipal de Contagem.

O plenário vereador Jose Custódio ficou lotado e foi necessária a instalação de uma estrutura do lado de fora da Casa Legislativa para que os convidados pudessem assistir a solenidade.

Assim que iniciou a reunião que deu posse aos vereadores e a Mesa Diretora, cujo a presidente eleito foi o vereador Antônio Gil Diniz, o Teteco, houve uma queda de energia elétrica e a Câmara Municipal de Contagem ficou as escuras.

As janelas foram abertas para dar prosseguimento à cerimônia. O novo presidente da Câmara será acompanhado pelo 1º vice-presidente Zé de Souza (PT), pelo 2º vice Eduardo Sendon (PSDB), 1º secretário Beto Diniz (PCdoB) e 2º secretário Decinho Camargos (PHS).

O vereador Teteco falou sobre sua satisfação em assumir seu quinto mandato de vereador e a presidência pela terceira vez. “A minha eleição é uma demonstração de confiança que o cidadão contagense tem por mim. O meu papel será buscar incessante da satisfação do cidadão contagense\", disse o novo presidente do Legislativo.

Posse do prefeito

Após a decretação de abertura da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Contagem, os representantes do poder Executivo, prefeito Carlin Moura, e vice-prefeito João Guedes Vieira, tomaram posse. E já anunciaram os novos líderes do governo na Câmara: vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) e, como vice, Léo Motta (PSL).

O novo prefeito começou seu discurso, reverenciando o falecido vereador Avair, que, momentos antes, já havia sido homenageado com um minuto de silêncio. Relembrando sua posse como vereador, em 2005, Carlin citou um diálogo que ficou marcado em sua memória.

Em seu discurso, o prefeito afirmou a importância da retomada do crescimento econômico da cidade, além da criação de um Consórcio Metropolitano, juntamente com as cidades de Betim e Belo Horizonte, para enfrentar os problemas da saúde, segurança, educação e mobilidade urbana.

O novo prefeito de Contagem disse ainda que aprendeu a fazer política na Câmara Municipal de Contagem, onde iniciou a sua carreira política como vereador. Por isso, cumprimentou a cada um dos vereadores empossados, aos quais pediu unidade, diálogo e respeito nas ações, para o bem da população.

A isenção do IPTU foi mantida. Ele disse, ainda, que pretende consolidar as finanças do município e as parcerias com os governos estadual, federal e prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O prefeito reiterou seu compromisso com a transparência e ampla divulgação de todos os atos da PMC. “Queremos fazer de Contagem uma cidade progressista, e dos contagenses pessoas felizes. Vamos transformar a cidade em referência para Minas Gerais e para o Brasil”, concluiu.

Para a Saúde, Carlin destacou que terá início o processo de reformulação gerencial do setor, começando com a integração das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com as unidades de atendimento de urgência e emergência.

Acompanhado de sua mãe, Isis de Moura Soares, a Dona Fiutinha, o novo prefeito de Contagem, que foi eleito com o maior número de votos da história da cidade, fez o seu juramento na Câmara Municipal, entregou a sua declaração de bens e a cópia do diploma eleitoral e, ainda, assinou o termo de posse. Da mesma forma, o vice-prefeito, que estava acompanhado pela sua mulher, Conceição Guedes Vieira.

Transmissão de cargo

A primeira cerimônia de transmissão de cargo ao prefeito de Contagem, Carlin Moura, e ao vice – prefeito, João Guedes, ocorreu no gabinete da Prefeitura, com as presenças da ex-prefeita Marília Campos, do ex-vice-prefeito, Agostinho da Silveira, e de outras personalidades políticas. A ata de Transferência do Cargo foi lida pela ex-secretária de Administração e Recursos Humanos, Cleodirce Cornélio de Mattos.

Foram apresentados ao novo governo, o balancete do mês de dezembro, o da situação financeira (dívidas fundadas) da Prefeitura e os documentos decorrentes de execução de obras, convênios e contratos em curso, o inventário atualizado dos bens patrimoniais e o demonstrativo do quadro de funcionários efetivos e dos comissionados.

Reabertura das Funec´s

A solenidade de transmissão de cargo, no hall da Prefeitura de Contagem, foi marcada pelo primeiro ato de governo do prefeito Carlin Moura, com a reabertura de todas as unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

O decreto 001/2013 foi assinado pelo prefeito, junto com o seu vice, João Guedes. A reabertura das Funec´s foi um dos principais compromissos assumidos por ele durante a campanha eleitoral.

“São 40 anos de história. Temos, hoje, 540 professores concursados que estão com desvio de função. Eles vão voltar para a sala de aula para formar a nossa juventude, capacitando-a como mão de obra qualificada para o mercado de trabalho”, afirmou.

Lista de vereadores empossados

Alexsander Chiodi da Silva - Alex Chiodi (PSB);
Arnaldo Luiz de Oliveira (PTB);
Décio Camargos de Aguiar Junior - Decinho Camargos (PHS);
Eduardo Tadeu Sendon (PSDB);
Eliel Márcio do Carmo - Leo Motta (PSL);
Frederico Ricardo Fonseca Carneiro - Fredin (PRTB);
Gil Antônio Diniz - Teteco (PMDB);
Irineu Inácio da Silva - Professor Irineu (PSDC);
Isabella Carolina Ferreira Filaretti (PTB);
Ivayr Nunes Soalheiro (PDT);
Jair Rodrigues da Costa - Jair Tropical (PCdoB);
Jerson Braga Maia - Caxicó (PPS);
José Antônio Procópio de Almeida - Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT);
José de Souza Lima Filho - Zé de Souza (PT);
José Roberto Ribeiro - Beto Diniz (PCdoB);
Paulo Antônio da Costa Prado - Paulo Prado (PCdoB);
Ricardo Rocha de Faria - Dr. Ricardo Faria (PV);
Rodinei Ferreira Dias (PT);
Rogério Bráz de Almeida - Marreco (PHS);
William Vieira Batista - William Barreiro (DEM).

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br