Foto: Robson Rodrigues
Nessa sexta-feira (8), um repórter do Jornal Diário de Contagem Online se deparou com uma fila com cerca de 50 clientes aguardando atendimento no Banco Santander da avenida João Cesar de Oliveira, dentro do shopping.
Pela quantidade de pessoas não havia a mínima possibilidade dos clientes serem atendidos dentro dos 15 minutos determinados por Lei, na qual os bancos estão sujeitos a multas em caso de descumprimento.
Ao questionar o gerente geral da agência, ele disse que situação era pior. “Antes tinha apenas um caixa, agora são dois”. Separado por apenas uma divisória de vidro da fila, o gerente disse que sentia muito, mas que nada poderia fazer para acelerar o atendimento.
Ao ouvir os questionamentos do repórter, os clientes que aguardavam na fila começaram a reclamar também. Alguns disseram que esperavam na fila por mais de uma hora e que a demora no atendimento acontece há meses.
Fernando de Paula, metalúrgico, disse que o atendimento é muito ruim. “É um desrespeito ao correntista. Estamos aguardando o atendimento em um lugar quente e todos respirando o mesmo ar”, reclama.
Magno Costa, marceneiro, disse que também reclamou ao gerente e recebeu a resposta de que nada poderia fazer . “Na verdade tem apenas um caixa atendendo a fila, o outro caixa é atendimento preferencial. Isso é, tem cliente aguardando por quase duas horas”, explica.
Diante de várias reclamações, um funcionário sem crachá apareceu, se desculpou e sugeriu o atendimento automático nos caixas eletrônicos.
“Nessa época, véspera de feriado, qualquer banco está cheio, não tem como evitar”, justifica dizendo também que muitos clientes não usam os caixas eletrônicos porque gostam de ver suas contas autenticadas na hora.
Mas a Lei que determina o atendimento no prazo máximo de 15 minutos nos bancos é desrespeitada em várias agências de Contagem e região metropolitana. Basta à fiscalização fica atenta para flagrar a Lei sendo infringida.
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