Data de publicação: 15-03-2013 00:00:00

Copasa e o surto de dengue na cidade foram discutidos no legislativo

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJAS FOTOS

A demora nas obras emergenciais e a má qualidade do asfalto usado na recuperação das vias escavadas durantes as obras, tem sido motivo de insatisfação. Os vereadores também estão preocupados com grande número de casos de dengue na cidade.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal de Contagem, no dia 12 de março, vários temas ganharam destaque. Os vereadores reclamaram dos serviços prestados pela Copasa, da falta de medidas capazes de evitar o grande número de casos de dengue em Contagem e fizeram várias indicações.

\"\"O vereador Jair Tropical (PCdoB) diz que o Parque Tropical é excelente para a comunidade, mas que o esgoto a céu aberto na região incomoda os moradores e usuários do parque. “Peço a intervenção da Copasa para acabar com o desconforto da comunidade”.

Jair atende a solicitação dos moradores e pede a construção de um Cemei para o bairro Tropical. “Precisamos dar mais conforto às crianças da região e para isso peço o apoio dos demais vereadores”, enfatiza.

\"\"O vereador Eduardo Sendon que participou de reuniões com prefeitos da região metropolitana, falou sobre os problemas das divisas dos municípios. “Os problemas que afetam Contagem e seus vizinhos são os mesmos, saúde, segurança, transporte e etc. Por isso propomos a criação de uma Associação das Câmaras Municipais da Região Metropolitana para que possamos trabalhar juntos e resolver as questões que incomodam todas as cidades que fazem parte da Granbel”, explica.

Eduardo Sendon convida a todos para assinar um abaixo assinado que tem o objetivo propor o aumento das verbas a serem aplicadas na saúde.

“Com relação à Copasa, comprometo-me em buscar respostas junto à empresa e levar a convocação para que o representante da Cia de Saneamento venha se explicar. A ideia da audiência pública está aprovada e deverá acontecer”, finaliza.

\"\"O vereador José Antonio do Hospital Santa Helena (PT) solicitou a implantação de um Centro Pediátrico em Contagem. “Nos finais de semana as mães ficam desesperadas com a falta de atendimento. A saúde começa com as crianças”, ressaltou acrescentando que o bairro Parque São João está abandonado pelas autoridades da cidade.

\"\"O Vereador Alex Chiodi (PSB) pediu a criação de uma Casa da Gestante para atender as mulheres da região do bairro Praia e Alvorada.

Alex disse que ainda não viu os carros de fumacê fazendo seu trabalho de combate a dengue esse ano. Quanto a Copasa, o vereador disse que é obrigação da empresa realizar as obras necessárias na cidade. “Se a Copasa investe milhões na cidade, ela arrecada muito mais dos consumidores”, diz.

\"\"O vereador Rogério Marreco (PHS) diz que a Copasa precisa ser convocada para explicar sobre as obras paradas e as obras que ainda não foram feitas. “A empresa explora a represa Várzea das Flores e precisa nos dar uma contrapartida à altura”.

\"\"O vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) informa que várias obras de esgoto estão por fazer na cidade. “As obras já deveriam ter sido feitas pela Copasa, mas continuamos convivendo com esgotos a céu aberto. Solicito que a Copasa seja acionada para se explicar e dar andamento as obras que se encontram paradas. Peço urgência na questão”, protesta.

\"\"Vereadora Glória da Aposentadoria (PRTB) denunciou a falta de segurança na Escola Municipal Prof. Wancleber Pacheco, no bairro Tijuco. “Recebi um e-mail da escola solicitando a proteção da Guarda Municipal. Segundo os servidores, professores e diretores, as ameaças são constantes. Solicito também a construção de uma UBS no bairro São Mateus atendendo aos pedidos dos moradores que querem melhor qualidade no atendimentos”, finaliza.

Glória solicitou também a volta do Procon na região Nacional para atender aos consumidores ainda obrigados a se dirigir ao Eldorado para resolver suas demandas.

\"\"O vereador Rodinei (PT) falou sobre a regularização fundiária dos imóveis de Nova Contagem. “Vamos indicar mais 15 bairros que ficaram de fora da regularização para que estes também sejam beneficiados. Solicito também a instalação de uma agência do Banco Bradesco para Nova Contagem e digo, existem pessoas pensam que em Nova Contagem acontecem bang-bang, mas elas estão erradas. Lá é uma região ordeira e os empresários que lá investem, são bem sucedidos”, frisa.

\"\"O vereador Leo Motta (PSL) pede um combate mais intensivo aos focos de dengue no município. “Recebi informações de uma morte causada pela dengue hemorrágica. Precisamos acabar com todos os focos, pois há relatos da existência de epidemia de dengue na cidade. Solicito às autoridades de saúde que acionem as equipes de controle de endemias para evitar a propagação da doença”, cobra.

\"\"O vereador Decinho Camargos (PHS), também foi vítima da dengue nesse início de ano. “Quando fui procurar atendimento no sistema público de saúde, vi que o município não está preparado para enfrentar essa epidemia não declarada”, relata.

\"\"O vereador Willian Barreiro (DEM) pediu atenção das autoridades para a epidemia de dengue que não está sendo tratada com o devido cuidado.

Willian conseguiu viabilizar verbas para a realização de obra de drenagem na Av. Água Branca e na Av. Teleférico com Pio XII, em frente à Igreja São Francisco de Assis, que tem sérios problemas de captação de águas pluviais.

Recentemente, o vereador Willian Barreiro (DEM) confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual. Segundo ele, Contagem precisa ter uma representante na Assembleia Legislativa para viabilizar recursos para a cidade.

Tribuna Livre

\"\"A Presidente da Dreminas “Associação de Pessoas com Doenças Falciforme Talassemia de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Maria Zenô Soares da Silva, agradeceu ao José Antonio do Hospital Santa Helena (PT), pela iniciativa de implementar uma política de eficácia, para pessoa portadora da Doença Falciforme no Município de Contagem. “Só quem tem a doença sabe o sofrimento que passa e as dores que sente”, enfatizou Zenô. O vereador disse que sua iniciativa não é política, é questão de saúde.

\"\"O Conselheiro Tutelar da Regional Vargem das Flores, Reinaldo da Silva Barbosa, falou sobre a Adequação da Lei Municipal em relação à Lei Federal que regulamentam o funcionamento e o Mandato dos Conselheiros Tutelares. Segundo o conselheiro, as leis não permitem a realização do trabalho como deveria ser.

\"\"A vereadora Isabella Filaretti (PTB) entrou com um projeto com o objetivo de estender o mandato dos conselheiros tutelares para que eles possam dar continuidade ao trabalho, que , segundo a vereadora, requer mais tempo para conquistar da confiança das crianças, adolescentes e suas famílias.

“O bairro Eldorado é um dos bairros com maior índice de pedofilia e isso me incomoda. Sou protetora das crianças e adolescentes e por isso, apoio os conselhos tutelares da cidade e quero que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível”, finaliza a vereadora.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br