Data de publicação: 03-04-2013 00:00:00

Exposições de livros e fotografias fazem parte do projeto Tudoaver em Abril

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: divulgação

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Resgate de livros didáticos em desuso por meio da arte e o uso da fotografia para mostrar o ritual da etnia Pataxó, possibilita um contato com a cultura indígena do e com a leitura.

AWÊ HERUÊ - fotografias de Juh Sousa
Espaço das Artes do Big Shopping
04 a 30 de abril

A exposição reúne 15 fotografias de Juh Sousa, um registro feito durante o ritual AWÊ HERUÊ na aldeia Pataxó, em Carmésia - MG.

A Festa Awê Heruê simboliza mais que uma resistência para o povo Pataxó, simboliza a vida da comunidade e celebra a sua saúde. Com a festa é possível expulsar da aldeia coisas ruins (maus espíritos), manter viva a natureza, a comunidade, a cultura e a organização social da comunidade Pataxó.

O Awê Heruê (União Espiritual) é um ritual que fortalece a cultura, costumes e tradição pataxó, missão que foi concedida pelos antepassados de não deixar essa cultura milenar se perder no tempo.

Esse momento espiritual com Deus é para toda a comunidade. Participam crianças, adultos e idosos. Nesse momento, as lideranças juntam as comunidades e realizam o Awê. Durante a festa ocorre o ritual com danças, músicas, culinária pataxó e jogos tradicionais.

Serviço:
Exposição – Awê Heruê – Fotografias de Juh Sousa
De 04 a 30 de abril de 2013
Espaço das Artes do Big Shopping
Av. João César de Oliveira, 1275, Eldorado, Contagem
Visitação – de segunda a sábado, das 10 às 22h e Domingos, das 11 às 21h
Informações: 3352-5347

O OLHAR DO ARTISTA SOBRE
O LIVRO ESQUECIDO – mostra coletiva
Centro Cultural de Contagem
De 08 a 30 de abril

A exposição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Coordenação Pedagógica e Formação e da Coordenação Municipal do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), objetivando dar destinação e aproveitamento adequados aos livros didáticos distribuídos pelo MEC/FNDE.

Foram desenvolvidas ações culturais com a finalidade de valorizar o livro didático que esteja fora de seu triênio de validade e destinado ao descarte e/ou doação, e para suscitar reflexões sobre as possibilidades de reaproveitá-lo didaticamente, na própria escola.

Como parte dessas ações, foi organizada a exposição coletiva “O olhar do artista sobre o livro esquecido”, com obras de arte e peças artesanais criadas a partir de livros didáticos em desuso.

Artistas foram convidados a produzir obras que utilizassem estes livros como referência e matéria para seu trabalho de arte. A proposta permitiu que transitassem do figurativo ao abstrato, formando uma coleção de beleza delicada e profunda, diversificada quanto aos estilos e uníssona em sua mensagem.

A comovente movimentação dos traços, em todas as obras, reaviva valores subjetivos e resgata memórias afetivas de nossos tempos de escola.

Artistas participantes: Adriana Penido, Alice Mascarenhas, Consuelo Lobo, Denize Maia, Emília Nicolai, Fabíola Tasca, Gustavo Rocha, Henrique Dias, Iara Abreu, Lídia Miquelão, Luciana Melo, Malu Giacomelli, Márcia França, Margareth Reis, Marcy Silva, Mariângela Haddad, Marlúcia Temponi, Mauro Leite, Néa Garcia, Olister Barbosa, Roberto Goulart, Sandra Lopes, Shirley Valentim, Silvana Viola e Silvia Souza.
Curadoria: Maria Aparecida de Almeida

Serviço:

Exposição O Olhar do artista sobre o livro esquecido – mostra coletiva
De 08 a 30 de abril de 2013
Galeria do Centro Cultural de Contagem
Rua Dr. Cassiano, 130, Centro, Contagem
Visitação: de segunda a sexta, das 9 às 17h
Informações: 3352-5347

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br