Data de publicação: 01-08-2013 00:00:00

Governo do Estado quer estimular a produção cultural nos interiores

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Robson Rodrigues

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Representantes da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais estiveram em Contagem na ultima terça-feira (30), para realizar um Seminário de Investimento Cultural.

O seminário faz parte da programação do Minas Território da Cultura que pretende regionalizar e descentralizar as políticas públicas culturais no Estado.

Segundo a superintendente de Interiorização, Manuella Machado, o seminário foi pensado depois que se constatou que a maioria dos municípios dependem de investimentos para a produção cultural.

\"A Lei de incentivo se aplica as produções culturais que tem seus projetos aprovados pela Secretaria Estadual de Cultura. O seminário serve para esclarecer dúvidas e incentivar a cultura nos interiores\", explica.

A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Nora Vaz de Melo, explica que o objetivo da Lei Estadual de Incentivo a Cultura - LEIC, é apoiar os projetos culturais produzidos por artistas mineiros, promover a descentralização e o acesso a cultura, valorizar a diversidade cultural, os projetos de novas linguagens, a profissionalização e a capacitação, incentivar a preservação do patrimônio cultural, promover a sustentabilidade na cadeia produtiva da cultura e a democratização do acesso aos bens culturais.

Já a diretora da Lei de Incentivo à Cultura, Sônia Valadares, diz que ao contrário que todos dizem, as empresas patrocinadoras de projetos culturais, não passam a ter fiscalizações fiscais mais intensas.

\"Partimos pelo pressuposto que as empresa patrocinadoras são empresas idôneas. Ao financiar um projeto artístico, elas poderão ter até 99% dos recursos deduzidos nos impostos\", enfatiza.

A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Nora Vaz de Melo, diz que as empresas mais modernas procuram investir em projetos culturais para ganhar a simpatia do público.

\"As empresas patrocinadoras tem publicidades espontâneas durante a divulgação do projeto artístico. Além disso, as empresas e os produtores culturais podem negociar entre si formas de dar mais visibilidade para ambas as partes\", explica.

Participação

Além das representantes da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, estiveram presentes no seminário o responsável pela Comunicação Corporativa da Fiat Automóveis, André Barreto Faria, o gerente de Cultura do Sistema Fiemg, Thiago Araújo maia, o consultor da Martinika, Sérgio Pereira Resende, o coordenador da Associação Bangalô Cultural, Rafael Aquino, a presidente da Fundação de Cultura de Contagem – Fundac, Renata Lima e o jornalista editor do Jornal Diário de Contagem e da Contagem TV Online, que também representou a Associação Comercial e Industrial de Contagem - ACIC, em nome do presidente, Umberto Nogueira.

Soluções práticas

O gerente de Cultura do Sistema Fiemg, Thiago Araújo Maia, disse que realmente existem desconfianças por parte das empresas, que tem receio de devassas fiscais ao patrocinar utilizando a Lei Estadual de Incentivo a Cultura - LEIC.

\"infelizmente há desconfiança até se os produtores culturais vão cumprir o prometido. Não temos nenhuma pesquisas que nos informe sobre essas questões, por isso as dúvidas. A Fiemg se oferece para ser um elo entre os produtores e o patrocinadores\".

Segundo o gerente de Cultura, o Sistema Fiemg está à disposição para ajudar a captar os recursos capazes de viabilizar os projetos culturais, oferecendo o projeto certo para a empresa certa.

\"A Fiemg ajuda a contratar os artistas e gerir os recursos vindos dos patrocínios. Tudo sem custo para os produtores ou para as empresas. Todos os recursos vão para os projetos, sem comissões de captação\", explica Maia.

A ideia foi bem aceita por todos e os participantes do seminário trocaram contatos pensando em produções culturais futuras.

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