Data de publicação: 08-08-2013 00:00:00

Alimentos Diet e Light

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação/Internet

¹Flávia Lúcia Abreu Rabelo

Nos dias atuais, há uma crescente preocupação com a saúde que gera transformações de hábitos de vida, como a prática de atividades físicas e os hábitos alimentares. Na procura por alimentos seguros e mais saudáveis, muitas pessoas têm aumentado o consumo de alimentos \"diet\" e \"light\". Mas você sabe a diferença entre esses dois tipos de alimentos?

O Ministério da Saúde classifica esses alimentos como \"Alimentos para fins especiais\" e sua fabricação e distribuição para o mercado segue uma legislação específica. Uma das exigências da lei é que o rótulo desses alimentos apresente, em destaque, as denominações \"diet\" ou \"light\", podendo ser utilizados termos similares como \"alimento dietético\", \"baixo teor\", \"low\", \"leve\".

Os alimentos \"diet\" são considerados alimentos para dietas com grande restrição de nutrientes, que pode ser açúcares, gorduras ou sódio. São alimentos para serem utilizados por pessoas que não devem consumir esses nutrientes devido a alguma doença, ou ainda que podem consumi-los em pequenas quantidades.

Esse tipo de produto tem redução total ou quase total do nutriente em questão, ou seja, no máximo 0,5 gramas desse para cada 100 gramas ou mililitros do alimento. Podemos exemplificar com a gelatina \"diet\": esse alimento deve possuir, no máximo, 0,5 gramas de açúcar em cada 100 gramas de gelatina e deve ser utilizado por pessoas que não podem ingerir esse carboidrato, como os diabéticos. Outro exemplo é o sal \"diet\", sem sódio, destinado aos hipertensos.

Um cuidado deve ser observado pelos consumidores desses produtos em relação a seu conteúdo calórico, ou seja, a quantidade de calorias que o alimento vai fornecer para nosso organismo. Isso porque o preparo desses alimentos pode necessitar de adição de componentes calóricos para lhes fornecer textura e consistência. Então, um chocolate \"diet\" não contém açúcar, mas poderá conter teor calórico igual ou maior que o produto convencional, não sendo indicado para aquelas pessoas que pretendem perder peso.

Já os alimentos \"light\" devem ter uma redução de, no mínimo, 25% no conteúdo de açúcares, gorduras, colesterol, sal ou calorias em relação ao produto original e são indicados para pessoas que pretendem ou necessitam reduzir o consumo diário de algum desses compostos. Esses alimentos nem sempre são indicados para pessoas que apresentam certas doenças como diabetes e colesterol elevado, pois a redução do nutriente pode não ter sido total.

Mas atenção: existem alguns alimentos \"light\" em que foi retirado totalmente o nutriente, podendo portanto ser utilizados por pacientes que possuem patologias que restringem a alimentação. Um exemplo são alguns refrigerantes \"light\" que não possuem açúcares em sua formulação. O importante é sempre ler atentamente os rótulos dos alimentos para se certificar de que seu consumo é adequado para você e sua família. Além desse cuidado diário, devemos buscar orientação com profissionais capacitados e especializados para que possamos ter uma alimentação saudável, balanceada e adequada ao nosso organismo.

¹ Professora da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br