Data de publicação: 23-08-2013 00:00:00

Entrevista de emprego

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação/angraemprego.blogspot.com.br

¹Thomas Madsen Ficker

Provavelmente a entrevista constitui a técnica de seleção de pessoal mais utilizada pelas empresas. Ela pode ser utilizada já na triagem inicial de candidatos durante o recrutamento, como técnica de seleção ou ainda como forma de avaliação pelo empregador dos conhecimentos técnicos do candidato.

A entrevista para emprego é uma excelente oportunidade para o candidato vender para a empresa seu potencial pessoal e profissional. Ser chamado para uma entrevista pode representar a chance real de um novo emprego.

Para a participação em um processo, cuidados com aparência, segurança pessoal, fluência verbal e principalmente conhecimento profundo de sua experiência profissional e das necessidades da empresa são fatores decisivos para o sucesso da entrevista.

Da mesma forma, o entrevistador também se prepara para o processo: ele deve ter um profundo conhecimento da cultura da empresa, das necessidades atuais e futuras da vaga e do perfil exigido.

A entrevista em essência é uma forma da empresa checar os dados que o candidato forneceu no currículo e do candidato perguntar ao entrevistador sobre a oportunidade, entender a demanda da vaga, de modo a melhor se posicionar no processo.

Devemos lembrar que a seleção de pessoas é um processo de mão dupla: o candidato precisa de um emprego, mas a empresa também precisa de um profissional. A garantia de sucesso vem da boa preparação do candidato e da empresa.

¹ Professor da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br