Data de publicação: 23-09-2013 00:00:00

A programação de BH para a 7ª Primavera dos Museus começa nesta segunda (23)

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação/PBH

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento começa nesta segunda-feira (23) e vai até domingo (29) com o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.

Os espaços museológicos da capital prepararam atividades gratuitas, como palestras, mesas redondas, passeios educativos, programações gastronômicas, entre outras.

Programação

Centro de Referência da Moda (CRModa)

O Centro promove festival de cinema entre os dias 23 e 27, segunda e sexta, às 17h e às 20h. O festival vai ser desenvolvido em parceria com a Embaixada da Índia em Brasília, o festival “100 anos do Cinema Indiano”. Vão ser cinco dias de exibição inédita de filmes premiados que representam o panorama do moderno cinema indiano.

Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)

Na quarta-feira (25), a partir das 18h30, o Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos) leva ao MHAB uma mesa redonda que irá debater a história e tutela do patrimônio afro-brasileiro. 

Durante a semana o Museu também inaugura duas mostras de curta duração, a “Peça em Destaque”, que apresenta memórias do Teatro Municipal e do Cine Metrópole, e a “Pinacoteca MHAB” com pinturas de Mauro Silper.

Outra atração de destaque do MHAB na Primavera de Museus será um encontro de capoeiristas e roda de conversas no sábado, dia 28, durante todo o dia.

Museu de Arte da Pampulha (MAP)

O Museu vai ter uma programação inspirada na gastronomia africana. Entre os dias 25 e 29, quarta-feira e domingo, sempre às 14h, o MAP abre sua “cozinha” oferecendo aos visitantes alimentos e bebidas ligados às raízes africanas.

Também estão programadas uma palestra sobre produtos de origem africana na mesa brasileira, com o professor Beto Haddad (dia 25, quarta, às 19h) e uma feira de quitandas, com a participação de quitandeiras de Minas Gerais (dia 29, domingo, das 9h às 16h).

Casa do Baile

A casa promove na quinta, dia 26, às 14h30, a palestra “Espaços Museológicos e a Diversidade Cultural Afro-brasileira”, com Rosália Diogo, doutora em Letras e Literatura pela PUC Minas.

Na sexta-feira (17), também às 14h30, o espaço promove uma caminhada educativa na Pampulha até o Monumento à Iemanjá, um portal da memória, cultura e religiosidade. A caminhada terá a participação do artista Jorge dos Anjos.

Serviço

Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim.

Museu de Arte da Pampulha: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha.

Casa do Baile: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, São Luís.

Centro de Referência da Moda: Rua da Bahia, 1.149, Centro.

Fonte: PBH

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br