Data de publicação: 30-09-2013 00:00:00

Moradores e comerciantes se mobilizam por mais segurança e qualidade de vida

B&D Contabilidade

Foto: Robson Rodrigues

Clique aqui e veja as fotos

A comunidade e participantes da Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos do Bairro Inconfidentes - RECOVIP realizaram, no domingo (29), a 1ª Caminhada pela Paz, na Praça Marília de Dirceu.

A praça que é mais conhecida como praça do Cigano, está praticamente abandonada pelo poder público.

Segundo o Soldado PM Lacerda, a câmera do sistema Olho Vivo da secretaria de Defesa Social não estava funcionando, a praça estava sendo usada para consumo de drogas e com isso, o número de ocorrência aumentava a cada dia.

Há quatro meses, o soldado Lacerda assumiu o policiamento motorizado do bairro e, juntamente com os moradores e comerciantes da região, conseguiu colocar para funcionar a Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos do Bairro Inconfidentes - RECOVIP.

\"Quando fui designado para o policiamento na região pelo Capitão Alvimar, encontrei o bairro abandonado. O posto da Guarda Municipal estava fechado, a câmera do Olho Vivo da praça do Cigano, estragada e a população assustada. O alto índice de assaltos a casas e comércios, assaltos a mão armada e veículos tomados em assalto, era preocupante. Em quarto meses, conseguimos colocar a câmera para funcionar e unir os moradores e comerciantes para ajudar a fazer a segurança de todos\", explica Lacerda.

Segundo o soldado, em 120 dias, os assaltos diminuíram bastante graça a mobilização da comunidade. Todos começaram a trocar informações e passaram a vigiar uns aos outros.

\"Através do diálogo e das atividades físicas que passamos a oferecer a população todas as terças feiras, às 19 horas, na própria praça, conseguimos ganhar a confiança da comunidade. Assim foi possível viabilizar a Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos e resgatar a sensação de segurança das pessoas\".

Lacerda disse que preferiu unir-se a população e ajudá-los a se protegerem. \"Eu poderia apenas cumprir o meu horário de trabalho, mas escolhi promover o policiamento comunitário que já está funcionando, prova disso é a queda da criminalidade na região\", conclui Lacerda.

O comerciante, Raiton Martins Costa, há 24 anos atende a população em sua drogaria. Ele foi assaltado a mão armada 18 vezes, o ultimo foi em janeiro de 2013.

\"A situação é difícil, mas a rede de vizinhos protegidos já deu resultado. Sentimos a diminuição das ocorrências e com a ajuda a Policia Militar, na pessoa do Soldado Lacerda, estamos resgatando a tranquilidade e a sensação de segurança\", afirma o farmacêutico.

O tenente PM Jaime, também esteve presente na 1ª Caminhada pela Paz do bairro Inconfidentes.

\"A união da comunidade e a policia tem ajudado a coibir os assaltos e outros crimes na região. Antes a praça estava sendo ocupada pelos viciados que afastavam a \"A \"A \"A união da comunidade está dando resultados positivos e está ajudando a coibir assaltos e outros crimes. Agora o desafio é revitalizar a praça que se encontra com vários problemas, brinquedos quebrados, águas empossadas e fios de energia elétrica expostos, colocando a população em risco de acidentes, principalmente as crianças\", explica o tenente.

O despachante, Edezio Vieira, disse que o tempo chuvoso impediu que as quinhentas pessoas confirmadas comparecessem a caminhada.

\"Várias atrações estavam programadas, mas em breve faremos a 2ª Caminhada pela Paz. Enquanto isso, vamos continuar com as reuniões sempre as primeiras terças feiras do mês com o objetivo de fortalecer a Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos do Bairro Inconfidentes - RECOVIP\", enfatiza.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br