Data de publicação: 05-02-2008 00:00:00

Obras continuaram durante o Carnaval atendendo as reivindicações.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Clique aqui e veja as fotos das obras
Fotos: Robson Rodrigues

As obras de requalificação da Avenida João César de Oliveira não foram interrompidas durante o carnaval, atendendo o pedido de comerciantes do Eldorado.

A decisão foi tomada por representantes da construtora Mello Azevedo durante reunião realizada ontem, (31-01), no auditório da CDL-Contagem, e que contou com a presença de diretores da entidade, do secretário Municipal de Obras, José do Carmo Dias, e do secretário adjunto, Vilmar Ferreira.

Os comerciantes parabenizaram os secretários e os representantes da construtora pelo trabalho que está sendo realizado e destacaram que a revitalização vai fortalecer o centro comercial, mas se mostraram ansiosos com relação ao término das obras.

O presidente da CDL, Edilton Pires Bispo, informou que tem recebido várias reclamações e questionamentos de comerciantes na avenida. “Entendemos que não tem como evitar o transtorno, mas o que está incomodando o comerciante é a morosidade. A previsão era de que as obras terminassem dia 31 de janeiro”, disse o presidente da CDL.

Edilton Pires sugeriu juntamente com os demais lojistas presentes na reunião, que os trabalhos fossem realizados também durante a noite e aos domingos. Já o superintendente da CDL, Isidoro de Araújo Lima, pediu que fosse disponibilizado para a CDL um cronograma detalhado para que a entidade possa informar o lojista sobre o andamento das obras.

O empresário da Marville, Betinho, afirmou que os lojistas estão perdendo vendas e reclamou da falta de critério. “Quebram a calçada na frente de uma loja, não terminam o trabalho no local e vão quebrar outras calçadas. Isso contribui para aumentar os transtornos e atrasar o serviço”, disse Betinho aos representantes da construtora.

O Secretário José do Carmo explicou que foram envolvidas várias empresas na execução das obras, como GVT, Embratel, Telemar, Infovias, Copasa e Cemig, e que aconteceram alguns problemas na fase inicial, como falta de cadastro das empresas que utilizam o subsolo da região.

“Encontramos dutos sem registros de empresas que não tinham cadastro sobre o que havia debaixo dos passeios e da via. Quando o cadastro foi fornecido, as informações não correspondiam com o que realmente foi encontrado em campo. Então consultamos todas as concessionárias, mas não conseguimos localizar nenhum projeto de quando a João César foi construída. Enfrentamos dificuldades também com a falta de meio-fio no mercado e com as adaptações do projeto em alguns pontos das calçadas de acesso a lojas que poderiam ficar com degraus de quase 70 centímetros. Os imprevistos foram acima do que imaginávamos”, explicou o secretário José do Carmo.

Quanto a fazer dois turnos de trabalho, o secretário disse que não será possível, pois além de já existir uma previsão orçamentária, o trabalho noturno e aos domingos não está previsto no contrato firmado entre a prefeitura e a construtora Mello Azevedo.

“Foi uma falha contratual”, admitiu José do Carmo. O secretário garantiu que as obras no trecho entre a Praça Paulo Pinheiro Chagas e o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz ficam prontas no dia 28 de fevereiro, obedecendo a um cronograma detalhado que será enviado à CDL. José do Carmo informou aos comerciantes que neste próximo final de semana a passarela do Big shopping será retirada.

Felipe Azevedo e Frederico Ramos, da Construtora Mello Azevedo, argumentaram que os atrasos verificados aconteceram antes da empresa assumir as obras no dia sete de janeiro. “Fizemos mutirão, trabalhando à noite para fechar valas que não abrimos e atendemos solicitação dos lojistas no período do Natal. A empresa já extrapolou em 15% os valores firmados com a prefeitura com relação a horários de serviços e não é possível atender a solicitação quanto ao trabalho noturno e aos domingos. Entretanto concordamos em negociar com os operários para trabalhar durante o carnaval”, destacaram os representantes da construtora.

Estiveram também presentes na reunião os empresários Lucídio Pires e Cristiane Correa (Super Cosméticos), Frank Sinatra (Frank Calçados), Rony Anderson de Andrade Rezende (DrogaNorte), Gilberto Rodrigues Mendes (W3-Wrangler) e Thiago Franco (Dale Jóias).

Obras

A primeira etapa das obras, prevista para ser concluída no próximo dia 28 de fevereiro, contempla melhorias do sistema de drenagem da via e construção de uma terceira faixa exclusiva para ônibus a partir da readequação de passeios, espaços de estacionamento, canteiros e pontos de ônibus e táxis.
 
Na segunda e terceira fases será feito o recapeamento asfáltico ao longo de toda extensão da via, seguido da instalação de novas sinalizações vertical e horizontal e instalação de nova iluminação que, em alguns pontos, será subterrânea.

A etapa final se constitui na reformulação do mobiliário urbano e das obras de paisagismo e urbanização.

Fonte: Assessoria CDL – Contagem

 

 

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br