Data de publicação: 12-11-2013 00:00:00

Estudantes de Contagem exigem meio passe prometido pelo prefeito

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Willian Augusto

O meio passe estudantil foi discutido pela segunda vez na cidade de Contagem, em uma audiência pública realizada na última quinta-feira (7) na Câmara Municipal da cidade. A audiência contou com a presença de vereadores, representantes da prefeitura, das empresas de transporte de passageiros, Sind-Ute Contagem (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), além de estudantes, sendo a maioria da Funec - Fundação de Ensino de Contagem. 

O meio passe é uma reivindicação antiga. Os estudantes estão determinados e avisam que vão conseguir o benefício, custe o que custar. Eles cobram a promessa feita pelo prefeito de Contagem, Carlin Moura, durante a campanha eleitoral. \"Cada vez mais nós vamos agregar as pessoas para lutar pelo meio passe e vamos para rua. Se o prefeito não aparecer para falar sobre a promessa não cumprida, nós vamos para a prefeitura e não vamos desistir. O meio passe é nosso direito e nós vamos buscar e conquistar.\" afirma Lucas Guedes, estudante da Funec.

\"Parece que nós estamos pedindo esmola, na maioria das cidades do Brasil existe o meio passe como beneficio para os estudantes\", compara Bernardo Lima, integrante do Conlutas – Central Sindical e Popular.

O representante da prefeitura e gestor 3 da Secretaria Municipal de Governo, Marius Carvalho, diz que a promessa de campanha vai ser cumprida, mas explica que por enquanto, só existem estudos. \"O governo preciso aprofundar nos estudos para decidir se vai ser meio passe ou passe livre e quais vão ser os critérios e os estudantes que vão ser beneficiados. Para isso, será preciso resgatar essa comissão constituída na audiência pública e encaminhar até dezembro uma proposta para a Câmara Municipal.\"

O sindicato dos trabalhadores em educação se uniu ao movimento e critica a falta do Projeto Meio Passe Estudantil para Contagem. Segundo Gustavo Olimpio, representante do sindicato, o governo chega às audiências públicas sem uma proposta clara para o passe livre. O que saiu de fato dessa segunda audiência realizada na Câmara Municipal de Contagem foi uma comissão para se discutir qual projeto de lei vai ser apresentado.

De acordo com a representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos, Michelle Guimarães, não haverá problemas em conceder o meio passe, desde que o poder público garanta o custeio.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br