Data de publicação: 26-11-2013 00:00:00

Nível de estresse no ambiente de trabalho

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação

¹Edilaine Teixeira
²Marco Antonio Ruella
³Marília de Nazare
4 Rafaela Ximendes
5Flávia Vanessa Lara
6Fernanda Penido Matozinhos

Frente a exigências do mundo moderno, o estresse se tornou um efeito visível da sobrecarga dos indivíduos, causando riscos à saúde mental e física.

O meio onde o profissional está inserido influencia o seu estado de saúde e pode levar a alterações fisiológicas e psicológicas, ou seja, o estresse está envolvido em muitas das atividades diárias realizadas pelos trabalhadores.

Existem fatores que elevam o estresse, tais como trabalhar em unidades fechadas, presença de estrutura física inadequada, carga horária elevada, sobrecarga de trabalho e distanciamento entre a teoria e prática.

Destaca-se a importância do reconhecimento dos estressores e dos seus efeitos sobre o organismo, a fim de que sejam adotadas medidas para prevenir ou amenizar o estresse, como o coping. Tais estratégias contribuem, indubitavelmente, para uma melhor qualidade de vida do profissional, ampliando os seus níveis de satisfação – consigo e com as atividades que desempenha.

Por fim, cabe salientar que os estados emocionais dependem, também, dos nossos objetivos e da maneira como encaramos nossos sonhos, nossas dificuldades e nossos desafios. Além disso, a maneira como vemos os fatos e a realidade determina como sentimos o mundo e a nós mesmos.

Partindo-se destas características do arranjo operacional constituído, propomos uma reflexão acerca dos níveis de estresse que costumamos sentir no nosso dia-a-dia. Desintoxique-se!

¹²³4Alunos da Nova Faculdade
56Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br