Data de publicação: 10-02-2008 00:00:00

Passeios públicos, responsabilidade de todos.

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Robson Rodrigues

Em Contagem não é diferente dos grandes centros, os passeios públicos são intransitáveis e muitos são usados como extensão dos canteiros de obras.

Os pedestres correm o risco de se machucarem, tamanho o número de buracos e obstáculos existentes nas calçadas.

Segundo o gerente de Fiscalização de Obras da Prefeitura de Contagem, Francisco Jackson Lopes, os passeios são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, sejam eles particulares ou comerciais, assim como a manutenção e a boa conservação deles.

Quem for flagrado jogando entulhos em cima do passeio obstruindo a passagem dos pedestres e obrigando-os a transitar pela via pública correndo o risco de serem atropelados, pode ser multado em R$ 286,00.

Os rebaixamentos para entrada e saída de veículos devem ser feitos no nível do meio fio tendo, em média, 10 cm de altura. Rampas ocupando o passeio inteiro não são autorizadas e o Setor de Fiscalização de Obras prevê multas de R$ 380,00 (um salário mínimo) para quem for autuado.

“Costumo caminhar sempre em Contagem para ir à aula e a casa da minha avó. Como os passeios são intransitáveis, caminho nas ruas mesmo. Os passeios em Contagem são cheios de obstáculos e buracos que impedem as pessoas de os utilizarem, principalmente aquelas que possuem alguma dificuldade de locomoção, como é o caso dos portadores de necessidades especiais”, reclama Petrônio Amaral, programador.

Fiscalização

“A Fiscalização de Obras atua mais na supervisão dos lotes vagos, principalmente nos bairros Eldorado e Riacho; em outras localidades, só em caso de denúncias. Os passeios públicos em Contagem sempre foram uma questão polêmica e trabalhosa, e não há muita inspeção na qualidade deles” disse Francisco Jackson Lopes.

Por: Iêva Tatiana e Robson Rodrigues

Revisão: Priscilla Cursino

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br