Data de publicação: 16-02-2008 00:00:00

Rede Que Vale promove capacitação profissional de jovens.

Lava Jato Dias

Curso de informática ministrado em novembro de 2007.

O Rede que Vale é um programa de inclusão social realizado em parceria pela Fundação Vale, Ferrovia Centro Atlântica e Rede Cidadã.  A primeira etapa de inscrição e seleção de jovens para cursos de capacitação, com finalidade de ampliar as suas oportunidades no mercado de trabalho ocorreu nos dias 11 e 13 de fevereiro de 2008.

O programa acontece nas cidades mineiras de Betim, Contagem, Brumadinho, Congonhas e Governador Valadares e em Cariacica, no Espírito Santo.

Nessa primeira etapa, os jovens inscritos, que obtiverem 50% de aprovação nas provas de português e de matemática, serão os selecionados para continuar no processo e participar dos cursos de competências básicas e competências especializadas para o mercado. Esses cursos serão ministrados por voluntários, profissionais das diversas áreas do conhecimento, que integram o quadro de parceiros da Rede Cidadã. Entre os critérios para a inclusão do jovem no processo está a sua origem, prioritariamente de família de baixa renda, a idade entre 18 e 30 anos e a condição de residir no município onde o Rede Que Vale acontece.

Nos últimos quatro anos, o Rede Que Vale apoiou 213 micro-empreendimentos, capacitou 7.810 jovens e selecionou 5.284 deles para o mercado de trabalho. Destes, 905 foram contratados pelas empresas parceiras, que disponibilizaram vagas. Os demais compõem um banco de talentos, a ser acessado conforme surjam novas oportunidades. A meta para 2008 é atingir a marca de 614 jovens contratados. Também expressivas são as parcerias feitas com 307 empresas e organizações sociais e os 413 voluntários que participam do programa.

Os jovens e as empresas são os maiores beneficiários deste projeto: “Identificamos o perfeito alinhamento da proposta do Rede Que Vale com as necessidades do mercado e também da população jovem, que busca emprego. Por conta de condições sócio-econômicas familiares desfavoráveis, os jovens, cada vez mais cedo, buscam ingressar no mercado de trabalho, na sua maioria, com baixo grau de escolarização e sem qualquer preparo ou competência básica para ocupar as vagas oferecidas.

As empresas, por outro lado, sofrem o impacto dessas mudanças na estrutura da força de trabalho e contam com uma oferta bastante limitada de profissionais preparados para a contratação”, informa o Diretor Executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves, destacando ainda o importante papel de articulação que a organização desempenha no processo de concretização deste projeto.

O Rede Que Vale adota uma metodologia própria de Rede de Geração de Trabalho e Renda, que pode ser resumida nos processos de seleção, capacitação e instrumentalização, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento pós-contratação. O programa se mantém com investimentos  da Fundação Vale, do trabalho voluntário de inúmeros profissionais e das parcerias com as prefeituras, empresas, imprensa, ONGs, escolas e outras organizações locais.

Este ano, o programa inova, levando para os mesmos municípios, o Programa Educação Vivencial (PEV), um subproduto do programa Rede Que Vale, que tem como  objetivo discutir os valores do trabalho e da vida entre grupos de jovens já empregados e entre aqueles que buscam uma colocação no mercado.

 “Além de inserir os jovens no mercado, percebemos que era necessário prepará-los para se manterem no emprego e adquirirem uma perspectiva de carreira” afirma Cristiane Vilela, analista da Rede Cidadã e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia PEV.

Fundação Vale

Tendo como missão “contribuir para o desenvolvimento integrado econômico, ambiental e social dos territórios em que a Vale atua, fortalecendo o capital social das comunidades e respeitando as identidades culturais locais”, a Fundação Vale, em parceria com a sociedade civil, a iniciativa privada e o setor público se une às comunidades na busca por alternativas para construção de um processo coletivo de transformação da realidade e de desenvolvimento econômico sustentável.

Além de desenvolver programas  nas áreas de educação, cultura, economia local e voluntariado, a Fundação Vale também apóia e investe em projetos sociais. O objetivo é garantir a convergência e o alinhamento de suas ações e esforços, potencializando e integrando resultados e maximizando os recursos investidos.

Para isso, a Fundação Vale busca práticas inovadoras, replicáveis e de eficácia comprovada, que promovam o fomento de alianças, o fortalecimento das comunidades, a valorização da cultura local e a promoção da escala e do impacto social no desenvolvimento das comunidades.

Em parceria com a Rede Cidadã, a Fundação Vale realiza o projeto Rede que Vale – uma rede de articulação, profissionalização e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho e também de desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos e de agrupamentos associativos.

Rede Cidadã

Criada em 2001, tem como missão promover a cidadania, constituindo redes de instituições empresariais, governamentais e da sociedade civil, gerando sinergia por meio de projetos de responsabilidade social e voluntariado.
 
Além da parceria com a Fundação Vale para o programa Rede Que Vale, a Rede Cidadã mantêm outras parcerias para desenvolver os programas: Rede Inclusiva; Conexão – Uma parceria CDI e Rede Cidadã; Educação Vivencial e Rede Colaborativa Sabará. O objetivo é facilitar a articulação, a integração e a otimização dos recursos, competências e potencialidades dos municípios, tendo em vista a criação, a ampliação e o aumento da eficácia dos seus programas, voltados ao atendimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Atualmente a Rede Cidadã atua nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Relacionamentos Institucionais – Rede Cidadã
www.redecidada.org.br

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br